Meio Bit » Baú » Fotografia » Leica Abaixo de Zero

Leica Abaixo de Zero

24/05/2010 às 16:40

O presente e o futuro podem ser até reservados a fotografia digital, mas alguns ambientes do mundo ainda impossibilitam o seu uso. Para exemplificar isso temos o caso da expedição ao Pólo Norte planejada e executada pelo projeto Catlin Artic Survey 2010. O objetivo da coisa toda era recolher amostras de gelo e água para análises sobre o efeito do acumulo de gás carbônico na atmosfera. Fizeram parte da equipe os cientistas Ann Daniels e Charlie Paton, além do fotógrafo Martin Hartley. Foram 777km em 60 dias de viagem com temperaturas que variavam de -30ºC a -50ºC. Nessas condições, equipamentos fotográficos digitais não possuem a menor chance de funcionarem sem alguns problemas, além do fato de terem que ficar aquecidos e protegidos a maior parte do tempo.

A solução foi utilizar a Leica MP, uma Rangefinder que é um verdadeiro tanque de guerra feito totalmente em metal e com a possibilidade de ser manejada sem a utilização de baterias. Junto com ela, Hartley se utilizou de uma lente Leica Elmarit-M 24mm f/2.8 ASPH. Segundo informes do fotógrafo, o obturador da câmera e o foco da lente estiveram sempre em perfeitas condições e responderam sem problema quando precisaram ser acionados. Câmeras digitais automáticas possuem o problema da funcionalidade da bateria e a engrenagem do autofocus que podem travar por conta do frio extremo. Hartley comentou sobre a aventura e o uso da câmera: "Eu carregava a Leica MP no meu pescoço em um saco impermeável fino para impedir que a umidade da minha respiração pudesse congelar no visor. A câmera estava imediatamente acessível durante todo o dia e em todos os dias, não importa o quão frio ele fosse. Toda vez que eu precisei da câmera para o trabalho, ela o fez.”

Existe uma grande galeria de imagens no site oficial da empreitada, além de imagens disponíveis para a imprensa. Esse é o tipo de aventura que adoraria embarcar. Aliás, sempre disse que se uma empresa bancasse um trabalho de dois anos em uma região selvagem (Floresta Amazônica? Pantanal?) eu não pensaria duas vezes em aceitar.

Leica abaixo de zero

Fonte: Foto Actualidad

relacionados


Comentários