Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Recuva – salve suas fotos apagadas

Recuva – salve suas fotos apagadas

14 anos atrás

Olha só o que me aconteceu. Na quarta-feira a galera aqui do meu trampo me chamou (ou intimou) a fazer umas fotos de um projeto de reutilização de lixo reciclável para construção de brinquedos artesanais. Tudo bem, estou acostumado a fazer esses favores. As fotos vão fazer parte de um relatório que deve ser mandado para a supervisão da escola em São Paulo. Fiz as fotos e, contrariando toda a minha prática e experiência fotográfica, não baixei instantaneamente as fotos para meu HD externo.

No domingo, ao fotografar um casamento, fiz o que sempre estou acostumado. Formatei os cartões nas duas câmeras fotográficas. Nessa hora deu um tique na memória e me lembrei das fotos que tinha feito antes e cheguei a conclusão que tinha feito porcaria. Mas, não entrando em desespero, tirei o cartão da câmera e o guardei separado dos outros, para tentar recuperar as fotos perdidas.

Já tinha passado por problemas semelhantes com cartões defeituosos e sei que é possível recuperar dados apagados de cartões, tanto com defeitos quanto formatados. Procurei pela net um aplicativo gratuito para fugir dos serviços profissionais de recuperação de dados. Foi nesse momento que encontrei o Recuva. Sei que não é um aplicativo novo, e alguns até podem conhecê-lo, mas para quem nunca passou por isso é uma ótima opção.

recuva

Coisas importantes que você deve saber se cometeu o mesmo erro que eu. Quando formatamos o cartão de memória (ou HD), as imagens não são deletadas automaticamente da mídia. O que é removido é o caminho usado para acessar as imagens. Elas só serão eliminadas quando novas fotos forem gravadas no cartão. Simples assim. Então, se o cartão foi formatado de maneira acidental, retire da câmera e tente fazer a recuperação antes de gravar novas fotos sobre ele.

Primeiro, baixe o Recuva da página do aplicativo (3,59MB) e instale em sua máquina. A instalação é rápida e sem nenhum problema. Ao fim do processo, inicie o programa. Um assistente se abre para ajudá-lo no processo (o software está em português). A primeira pergunta do assistente é sobre o tipo de arquivo que você quer recuperar (imagens, documentos, vídeos) e sobre a localização do arquivo deletado. Depois desses dois passos o programa inicia a verificação. No caso do cartão de 8GB, demorou 16 minutos para a varredura completa. A minha dúvida era se o Recuva iria identificar os arquivos RAW do cartão. Ao final do processo ele identificou 380 imagens no cartão (muitas mais do que eu realmente queria recuperar). Como não reconheceu o RAW ele salvou os arquivos recuperados como TIFF. Importando pelo Lightroom todas as imagens que tinha perdido estavam lá, intactas. A surpresa foi encontrar fotos feitas a mais de 6 meses e que ainda estavam no cartão.

recuva_2

Existem alternativas mais precisas e profissionais para recuperação de dados, mas para o usuário doméstico o Recuva é perfeito. Cumpre perfeitamente o que se propõe: salvar o usuário dos seus pequenos deslizes.

relacionados


Comentários