Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 5º Desafio Fotográfico Meio Bit

5º Desafio Fotográfico Meio Bit

14 anos atrás

Muito bem senhoritas e senhoritos, está na hora de colocarmos no ar mais um Desafio Fotográfico Meio Bit. Porém, gostaria de fazer algumas considerações antes disso. Os desafios fotográficos nasceram no Fórum de Fotografia Digital como uma brincadeira entre os membros. A coisa foi crescendo e agora temos um evento melhor estruturado e com muitas e excelentes participações. Como o número de participante está crescendo a cada edição, achei melhor padronizar algumas partes do processo.

Em primeiro lugar temos o tema do concurso. Assim como os grandes concursos fotográficos, resolvi criar um tema único e abrangente que vai ser fixo em todos os Desafios Fotográficos. Nesse caso, só iremos analisar a fotografia em si, sem que seja necessária nenhuma acrobacia do participante para que a foto se encaixe em um tema específico. Temas mais fechados serão ainda utilizados nos  Mini Desafios que também se tornaram uma prática freqüente. A partir dessa 5º edição do Desafio Fotográfico, o tema será “Minha terra, minha gente”, que engloba praticamente tudo que possamos pensar por fotografia em território nacional.

A segunda mudança, que foi experimentada em um Mini Desafio fotográfico e gostei do resultado, é que teremos dois vencedores. Um será escolhido pela comissão julgadora que vai analisar enquadramento, composição, relevância do tema e impacto geral da imagem. A outra vai ser escolhida por voto popular. É uma tentativa de deixar a coisa o mais democrática possível. Continuamos a não ter a divisão entre câmeras profissionais e amadoras, pois o resultado dos últimos concursos nos mostra que isso não tem sido relevante, pois as 10 primeiras fotos sempre foram feitas com equipamentos mais simples e com avançados.

E, por último, mas não menos importante, temos a questão da premiação. Os três primeiros desafios tiveram prêmios simples. Pois, estávamos apenas exercitando nossa capacidade de fotografar. No quarto tivemos o DVD do Clício Barroso como premiação, uma coisa com mais substância, que foi comprado com recursos próprios. Agora, para essa edição, temos o patrocínio da Editora Photos que vai ceder dois livros de seu catalogo para os premiados. O vencedor do júri vai levar para casa o novíssimo Fotografia de Esportes de Ivo Gonzales, e o vencedor da votação pública vai ganhar A Arte da Composição de Ernesto Tarnoczy Junior. Aguardem resenhas desses livros antes da divulgação do resultado final do concurso.

O regulamento e prazos de inscrição serão publicados na terça-feira. Ainda há tempo para os leitores se manifestarem sobre essas mudanças. Aguardo as opiniões.

relacionados


Comentários