Meio Bit » Arquivo » Segurança » ABNT NBR ISSO/IEC 17799:2005

ABNT NBR ISSO/IEC 17799:2005

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lança Norma para gestão da segurança das informações. Lançada em agosto passado, a ABNT NBR ISSO/IEC 17799:2005 ? Tecnologia de Informação ? Técnicas de Segurança ? Código de prática para a gestão da segurança da informação. É a versão brasileira

18 anos atrás

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lança Norma para gestão da segurança das informações.

Lançada em agosto passado, a ABNT NBR ISSO/IEC 17799:2005 ? Tecnologia de Informação ? Técnicas de Segurança ? Código de prática para a gestão da segurança da informação. É a versão brasileira da norma amplamente utilizada pela comunidade internacional para a gestão de segurança de informações.
Uma comissão de estudo especialmente constituída pela ABNT desenvolveu seu trabalho a partir a versão revisada da ISSO/IEC 17799 ? Information technology ? Security techniques ? Code of practice for information security management. A ABNT NBR ISSO/IEC 17799 é um código de prática de gestão de segurança da informação. Ela se aplica à segurança da informação em sentido amplo. Fornece os melhores procedimentos, diretrizes e princípios gerais de implementação, manutenção e gestão da segurança de dados em qualquer organização, produzindo e utilizando informação em qualquer formato.
Para a maioria das empresas, a segurança da informação ? seja ela impressa, armazenada eletronicamente, enviada por e-mail, gravada em filmes ou simplesmente falada ? pode ser essencial para manter a competitividade, o fluxo de caixa, o lucro, o atendimento a legislações e a imagem no mercado. A falta de efetiva segurança pode atingir a integridade das organizações e colocar em risco a sua existência.
A norma revisada deverá se tornar uma ferramenta essencial para empresas de qualquer tipo ou tamanho, seja pública ou privada. É considerada a mais importante para a gestão da segurança da informação que já foi elaborada, visto que estabelece uma linguagem internacional comum para todas as organizações do mundo.

relacionados


Comentários