Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Curtas sobre GED e Inclusão Digital

Curtas sobre GED e Inclusão Digital

18 anos atrás

- A Cobra Tecnologia assinou um protocolo para digitalizar o acervo da Fundação Oscar Niemeyer. Está prevista a digitalização de 3,8 mil obras, entre ensaios e projetos. Também está em análise a criação de um novo portal com o conteúdo. A digitalização do acervo levará seis meses.

- O Governador Geraldo Alckmin inaugurou mais 13 novos Postos do Programa Acessa São Paulo, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado. Agora serão 37 POPAIS (Posto Público de Acesso a Internet), instalados em estações do metrô ou da Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM) em funcionamento. Cada posto tem, em média, 10 computadores para o atendimento ao público. O usuário pode utilizar o computador 20 minutos por vez. O Acessa São Paulo é o mais abrangente programa de inclusão digital do Brasil e já prestou mais de 12 milhões de atendimentos em todo Estado.

- Segundo informações da Ricoh, redução de 40% nos custos, adequação do parque de impressão para atender a real demanda da empresa, aumento da produtividade e da qualidade na produção de documentos e controle efetivo de volumes impressos, são algumas das vantagens que empresas como Comgás, NEC do Brasil, Tribunal de Justiça de São Paulo, entre outras, já obtiveram ao investir na reengenharia de impressão.

- O Hospital e Maternidade São Luiz terceirizou o seu parque de impressão. O projeto incluiu o fornecimento de 63 impressoras laser e 8 equipamentos multifuncionais para impressão e cópia das cerca de 800 mil páginas por mês das unidades Itaim Bibi e Morumbi (São Paulo, Capital). A opção pelo outsourcing levou em conta ainda a criticidade da operação do hospital, cuja percepção da qualidade do serviço prestado está atrelada ao tempo de atendimento.

- A IDC prevê que, a partir d 2009, o mercado brasileiro consumirá volumes superiores a 30 petabytes ao ano, fator que aumentará ainda mais a dificuldade das empresas em gerenciar, controlar e armazenar esse volume de informação. Em 2004, o volume vendido nos equipamentos de armazenamento corporativo em disco no País somou cerca de sete petabytes ou, mais precisamente, 6.850 terabytes. O volume em 2002 foi 3.300 terabytes, o que significa que, em apenas dois anos, as empresas brasileiras dobraram a sua demanda por capacidade.

- O ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) oferece, gratuitamente, a primeira de oito cartilhas sobre certificação digital. A intenção é esclarecer temas como criptografia, assinatura digital, a utilidade e a segurança do certificado digital, entre outras dúvidas, com uma linguagem simples. Acesse o ITI aqui.

- A primeira pesquisa Webwork, da Websense, voltada para Ásia, Pacífico e América Latina concluiu que brasileiros trabalham semanalmente duas horas a menos do que deveriam. :-s
Dos entrevistados, 72% confessaram usar a Internet para fins pessoais durante o trabalho.

- A Eletropaulo está negociando com empresas norte-americanas, desde o início de 2005, a oferta de conexão para a Internet, utilizando a rede elétrica. Esse modelo de conexão seria 5% a 10% mais barato.

relacionados


Comentários