Meio Bit » Arquivo » Fotografia » 500px – portfólio profissional online gratuito

500px – portfólio profissional online gratuito

14 anos atrás

Saber utilizar as ferramentas da internet é o primeiro passo para divulgar seu trabalho. Hoje, temos diversos serviços gratuitos que podem ser utilizados pelos mais inteligentes para estarem entre os fotógrafos mais conhecidos. Impossível não lembrar do Flickr quando o assunto é portfólio on-line. O serviço ganhou adeptos por ser simples, com layout limpo e barato. A versão gratuita suporta 200 fotos e a paga é ilimitada. Embora existam algumas críticas em relação ao termo de uso do serviço, creio que são apenas reações que acabam não se justificando. Conheço muito profissional que usa apenas o site para divulgação de seu portfólio.

Navegando pelas listas de discussão de fotografia, encontrei outro serviço que se mostra muito parecido com o Flickr no que diz respeito à qualidade de apresentação das fotos. O 500px se auto-declara como um portfólio profissional gratuito na net e me atraiu pela possibilidade de armazenamento ilimitado e apresentação das fotos com alta qualidade. Não existe versão paga do serviço, pelo menos por enquanto. Tendo isso em mente decidi testar a funcionalidade do site. A primeira parada, como sempre deve ser, foi nos termos de uso do serviço. Aqui nada de novo. A 500px se obriga a reservar os seus direitos autorais, mas já avisa que você tem que concordar que as imagens serão postadas dentro do Creative Commons Public Domain Dedication e que a empresa pode vir a usar suas fotos sobre qualquer contexto para divulgação do serviço. Se você se incomodou com isso, eu aconselho a ler os termos de uso do Flickr também.

Passado essa fase vamos ao registro. Aqui encontramos o primeiro problema. Para entrar você precisa de um convite ou pedir um. Pedi o meu e a coisa não é instantânea. Demorou três dias para receber a confirmação por e-mail. Depois de criar usuário e senha, e de receber mais um e-mail de confirmação (instantâneo dessa vez). O upload das fotos tem que ser feito de 5 em 5 e se mostra um processo rápido e fácil de ser executado. Depois de mandar a foto, abre-se a opção para adicionar titulo, descrição, categoria (pré-definidas) e tags. Não gostei que o 500px não usa as tags que estão na foto, assim como o flickr. Depois de salvas elas já aparecem em seu perfil. Achei bem simples.

Depois de fazer upload das primeiras fotos, dei uma olhada nas opções de edição do perfil. É possível inserir quase todas as informações de sua vida na net em seu profile. Facebook, Twitter, flickr, blog e outras informações possuem campos específicos. Também é possível anexar os dados técnicos dos equipamentos utilizados. Achei isso bacana.

500px

Na exibição das fotos, também achei interessante o layout do serviço. As fotos são mostradas em um tamanho muito bom para visualização na internet. Talvez esse seja um bom diferencial para o 500px. Ao lado da imagem encontramos algumas informações do exif e uma barra de ferramentas para comentários e inserção da imagem em blogs ou no twitter. Coisa que o flickr oferece também. Fechando o pacote, existe a possibilidade de seguir os seus fotógrafos favoritos através do serviço ou do rss de cada página. Agora só falta a possibilidade de criar álbuns e galerias.

Se você ainda não se decidiu por um serviço de armazenamento, acho bacana dar uma olhada no 500px. Pode ser uma boa opção. Vejam o meu perfil.

relacionados


Comentários