Meio Bit » Baú » Internet » WiMAX no Brasil

WiMAX no Brasil

09/11/2005 às 21:50

Uma parceria entre TVA e Samsung disponibilizará tecnologia WiMAX no Brasil a partir de 2006.

A TVA Sistema de Televisão e a gigante coreana Samsung Electronics assinam uma parceria para implementar a plataforma no Brasil. O acordo, faz da TVA a primeira operadora que fornecerá a plataforma WiMAX na América Latina.

A plataforma WiMAX oferece comunicação móvel de dados em alta velocidade e sem fio compatível com o padrão IEEE 802.16e. A tecnologia permite uma capacidade máxima de 3 Mbps por usuário, mobilidade total de até 120 km e pode ser utilizada de forma fixa, portátil ou móvel. Além da mobilidade e portabilidade, a plataforma WiMAX também oferece aos usuários brasileiros a transmissão de dados a um baixo custo. Assim espero. 🙂

Os testes da tecnologia WiMAX serão iniciados no segundo trimestre de 2006. E os serviços de Internet de alta velocidade estarão disponíveis a partir do segundo semestre. A evolução natural do serviço wireless (sem fio) é a expansão da tecnologia para o atendimento a órgãos essenciais no País, como hospitais, escolas, universidades e instituições públicas, que utilizarão todo potencial do serviço em benefício da coletivo.

A Samsung já utiliza a plataforma WiMAX. Os participantes da APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation) poderão experimentar os erviço WiBRO (Wireless Broadband) na Coréia, a partir da terceira semana de novembro. E o WiBRO comercial, será lançado a partir do segundo trimestre de 2006. A empresa também já iniciou testes de campo para a operadora japonesa KDDI e assinou acordos para fornecer equipamentos para a BT na Grâ-Bretanha e a Sprint Nextel nos Estados Unidos.

relacionados


Comentários