Meio Bit » Arquivo » Mobile » Nokia lança Ovi App Wizzard, Meio Bit lança App para Nokia

Nokia lança Ovi App Wizzard, Meio Bit lança App para Nokia

14 anos atrás

MeioBitapp De todas as plataformas Mobile a mais complicada em termos de desenvolvimento é o Symbian. Não só pela falta de uma ferramenta como um XCode ou um Visual Studio (Não, Eclipse, 7500 plugins e 2.433.122 dependências não conta).

O desenvolvimento também é limitado pela carência de recursos do sistema operacional. Por mais que o hardware tenha evoluído, 3 ou 4 aplicações e o N97 já senta. Coisas como execução de vídeos forçam o aparelho ao limite e qualquer arquivo em resolução um pouco maior já não é executado. Páginas web demoram horrores para ser renderizadas, é comum programas fecharem do nada ou não abrirem por falta de recursos de sistema.

Por essas e outras a OVI Store está longe de ser um sucesso como a App Store da Apple ou a Lojinha do Android. Quando foi lançada em Maio do ano passado a OVI Store foi definida por mim como Epic Fail Store. Hoje ela já está usável, mas a quantidade de aplicações é pífia. Sò para dar um exemplo, para o N97 só existe UMA aplicação de flatulência.

Para tentar minimizar isso a Nokia lançou uma ferramenta de criação de Aplicações. O OVI App Wizzard permite que você agregue vários feeds RSS, monte logos, escolha cores, ícones e crie uma App personalizada.

Você pode criar Apps pagas e até monetizar através de um programa de publicidade oferecido pela Nokia.

O processo é bem simples, todo através de Wizards. A Nokia promete liberar aplicações em média 24 horas após a criação, então disponibilizadas para o mundo todo na Ovi Store.

Foi criada uma App do MeioBit, assim que for liberada disponibilizaremos o link. Aliás, acho que vou colocar um contador, pra pressionar a Nokia a liberar mais rápido 😉

É uma boa idéia? Sinceramente acho que não. Acredito que isso vá gerar uma poluição desnecessária, esse tipo de aplicação que nada mais é que um esqueleto para um feed RSS é justamente o que a Apple andou banindo da App Store, por não (perdoem o trocadilho) agregar nada.

Principalmente, não é o tipo de aplicação que chame atenção.

Esperemos que com o Nokia N8 tudo mude. O Symbian precisa de um sucessor digno e nós fãs da marca precisamos de um aparelho que esteja no mesmo nível dos clássicos que nos ensinaram a amar a empresa mais japonesa da Finlândia.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários