Meio Bit » Baú » Mobile » Nokia lança Ovi App Wizzard, Meio Bit lança App para Nokia

Nokia lança Ovi App Wizzard, Meio Bit lança App para Nokia

05/05/2010 às 0:04

MeioBitapp De todas as plataformas Mobile a mais complicada em termos de desenvolvimento é o Symbian. Não só pela falta de uma ferramenta como um XCode ou um Visual Studio (Não, Eclipse, 7500 plugins e 2.433.122 dependências não conta).

O desenvolvimento também é limitado pela carência de recursos do sistema operacional. Por mais que o hardware tenha evoluído, 3 ou 4 aplicações e o N97 já senta. Coisas como execução de vídeos forçam o aparelho ao limite e qualquer arquivo em resolução um pouco maior já não é executado. Páginas web demoram horrores para ser renderizadas, é comum programas fecharem do nada ou não abrirem por falta de recursos de sistema.

Por essas e outras a OVI Store está longe de ser um sucesso como a App Store da Apple ou a Lojinha do Android. Quando foi lançada em Maio do ano passado a OVI Store foi definida por mim como Epic Fail Store. Hoje ela já está usável, mas a quantidade de aplicações é pífia. Sò para dar um exemplo, para o N97 só existe UMA aplicação de flatulência.

Para tentar minimizar isso a Nokia lançou uma ferramenta de criação de Aplicações. O OVI App Wizzard permite que você agregue vários feeds RSS, monte logos, escolha cores, ícones e crie uma App personalizada.

Você pode criar Apps pagas e até monetizar através de um programa de publicidade oferecido pela Nokia.

O processo é bem simples, todo através de Wizards. A Nokia promete liberar aplicações em média 24 horas após a criação, então disponibilizadas para o mundo todo na Ovi Store.

Foi criada uma App do MeioBit, assim que for liberada disponibilizaremos o link. Aliás, acho que vou colocar um contador, pra pressionar a Nokia a liberar mais rápido 😉

É uma boa idéia? Sinceramente acho que não. Acredito que isso vá gerar uma poluição desnecessária, esse tipo de aplicação que nada mais é que um esqueleto para um feed RSS é justamente o que a Apple andou banindo da App Store, por não (perdoem o trocadilho) agregar nada.

Principalmente, não é o tipo de aplicação que chame atenção.

Esperemos que com o Nokia N8 tudo mude. O Symbian precisa de um sucessor digno e nós fãs da marca precisamos de um aparelho que esteja no mesmo nível dos clássicos que nos ensinaram a amar a empresa mais japonesa da Finlândia.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários