Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Foto de 44 Gigapixels – onde vamos parar?

Foto de 44 Gigapixels – onde vamos parar?

14 anos atrás

Quando fizeram aquela foto panorâmica da posse do Barack Obama nos Estados Unidos, foi uma coisa bacaninha. A imagem atingiu 1 Gigapixel e tinha sido feita com uma compacta utilizando-se do recém lançado Gigapan. Depois, alguém achou interessante fazer algo mais ousado, então chegamos a foto de 26 Gigapixels de Dresden, na Alemanha. Provando que nesse mundo nada se cria, mas tudo se copia, no começo do mês de março desse ano, alguns franceses malucos decidiram criar uma imagem panorâmica de París com 26 gigapixels.

Agora, mais uma barreira foi quebrada. O fotógrafo Gerald Donovan, utilizando também o Gigapan e uma Canon EOS 7D com a lente 100-400mm f/4.5-5.6 L, realizou uma foto panorâmica de Dubai que atingiu a definição de 45 bilhões de pixels. A imagem pode ser impressionante, mas comparada com a foto de Paris ou Dresden, faltou um pouco de nitidez.

O fotógrafo explica que no dia das fotos a qualidade do ar não estava muito boa, o calor estava altíssimo e que a imagem é apenas um teste técnico. Isso que diferencia essa imagem das outras duas panorâmicas. Pouco tempo entre o planejamento e a execução. Eu, particularmente, acho que se você vai colocar em prática esse tipo de projeto e divulgar na net, pelo menos tem que ser bem feito.

Foram utilizadas 4.250 fotos que foram capturadas pelo Gigapan e depois costuradas com o software que acompanha o equipamento. Não é citado o tempo total de processamento, mas é colocado que o software requisitou 1TB de espaço livre para poder gerar a imagem. Do ponto de vista do entretenimento é uma coisa muito bacana, mas para nós, simples mortais, fica apenas pela curiosidade.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários