Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Festival Floripa na Foto

Festival Floripa na Foto

14 anos atrás

Aproveitando que são Paulo não é o centro do Brasil (pelo menos não no que diz respeito à arte fotográfica) e que a fotografia está passando por um momento muito promissor em terras nacionais, está sendo organizado o primeiro festival Floripa na Foto, que vai reunir um grupo de profissionais de dar inveja para qualquer evento já realizado em São Paulo.

O evento está sediado na cidade de Florianópolis e vai se realizar entre os dias 17 e 21 de maio. Para quem mora na região ou tem possibilidade de deslocamento, é uma grande oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na fotografia, tanto do ponto de vista técnico quanto do artístico. Entre as atividades teremos workshops, oficinas, Leitura de Portfólios e Palestras.

Entre os workshops temos que destacar a presença do sempre obrigatório Clício Barroso com o tema Photoshop Lightroom integrado ao CS4. Também destaco a importância das apresentações de Eder Chiodetto com o tema Os Labirintos da Edição em Fotografia, e Denise Thomasi que vai falar sobre Noções sobre preservação e acondicionamento de acervos fotográficos. As oficinas serão apenas quatro, com destaques para Milla Jung (Fotografia Autoral) e Zé Paiva (Introdução a fotografia de Natureza).

Porém, a coisa fina desse encontro, pelo menos em minha opinião, são as palestras. A primeira, no dia 17 de maio, já é de Evandro Teixeira, que vai falar da Fotografia na História: 50 anos de jornalismo, e também vamos ter, no dia 18, Eder Chiodetto fanando de Henri Cartier Bresson: o ocaso objetivo. Vamos ter outras com vários profissionais carimbados do mundo da fotografia, mas não posso deixar de destacar aquela que não perderia por nada. Boris Kossoy, historiador e pensador da fotografia (além de fotógrafo) estará falando, no dia 20, sobre sua trajetória e obra. Para quem não conhece o professor Kossoy é o autor de obras que influenciaram muito a minha jornada fotográfica. Estamos falando de livros como “Origens e Expansão da Fotografia no Brasil”, “Fotografia e História” e “Hércule Florence: A Descoberta Isolada da Fotografia no Brasil”. Rara oportunidade de ver ao vivo a obra desse profissional.

Quem se interessou pelo festival, é possível ver a programação no site oficial do evento e fazer a inscrição. As palestras serão gratuitas, porém oficinas e workshops são pagos. O investimento para as oficinas é de R$ 90,00 e para os Workshops de R$ 580,00.

floripa na foto

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários