Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » “Quando entendermos o slide, teremos vencido a guerra”

“Quando entendermos o slide, teremos vencido a guerra”

14 anos atrás

pptdoterror

A frase é do General Stanley A. McChrystal, Comandante das forças Americanas e da OTAN no Afeganistão.

Ele disse isso depois de ver uma apresentação em Powerpoint detalhando a estratégia aliada. Parece uma piada de mau gosto, se não tivesse aparecido em matéria do New York Times eu nem acreditaria. Sim, é essa abominação aí de cima, clica que amplia.

 

O slide foi motivo de piada E preocupação na mídia, houve gente afirmando (meio) de brincadeira que o plano foi obra de um agente talibã infiltrado. A coisa é tão séria que alguns comandantes (já faz tempo) baniram Powerpoint de suas apresentações.

A implicância tem sua razão de ser. Apresentações de PPT tendem a resumir demais qualquer ponto, deixam de fora outros tópicos e não passam a devida importância de cada item desenvolvido.

Líderes de pelotão em combate passam a maior parte do tempo fora das trincheiras fazendo… apresentações em Powerpoint. Se você ficou com pena do Tenente Winters em Band of Brothers escrevendo o relatório de missão, imagine gastar algumas horas do dia criando bullets.

Outra crítica é a falta de informação específica. A maioria dos PPTs não servem para nada sem o “resto” da apresentação. Se resumem a:

Estratégia de Vitória:

1 – Ganhar a Guerra

Não é a primeira vez que o Powerpoint é o vilão. No desastre da Columbia foi descoberto que a NASA já estava ciente dos possíveis problemas com o isolamento térmico de cerâmica, mas relatórios e relatórios foram reduzidos a um único bullet perdido no meio de um PPT.

Infelizmente a cultura do PPT está mais que enraizada nas empresas (e mais infelizmente ainda nas mães e tias) e não vai embora. Teremos que conviver por muito tempo com aquelas malditas reuniões onde o apresentador assume que todos são analfabetos, então passa 40 minutos LENDO bullet a bullet, caixa de texto a caixa de texto.

Notem, quando se fala Powerpoint, não estão apontando o dedo para a FERRAMENTA, mas para o conceito. A ferramenta é tão boa quanto a pessoa que a opera, e já foi demonstrado que é possível criar apresentações magníficas, mas não na correria do dia-a-dia.

A solução? Aprender a apresentar melhor, falar melhor, vender melhor o seu peixe, deixando o PPT apenas para fins ilustrativos e gráficos, torne-se VOCÊ uma peça fundamental da apresentação, não seu Powerpoint. Ou então acabará demitido ou pior, sacaneado pelo Daily Show:

 

The Daily Show With Jon Stewart Mon - Thurs 11p / 10c
Afghanistan Stability Chart
www.thedailyshow.com
Daily Show Full Episodes Political Humor Tea Party

Fonte: Chart Porn

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários