Meio Bit » Arquivo » Indústria » Agora a Microsoft Reinventa o Messenger

Agora a Microsoft Reinventa o Messenger

14 anos atrás

DSC04128

“Excellent”

Já podemos falar: O MeioBit foi convidado para um workshop na Microsoft onde fomos introduzidos (epa!) a um preview mundial do novo Windows Live Messenger. Isso mesmo, periferia, É do Brasil! Com direito a ninguém menos que Steve-O, Steve Fucking Ballmer ao vivo e a cores. Só para dar idéia do peso da coisa.

“Mimimi falaram tanto e é só mais uma versão de mais do mesmo mimimi”

OK, concedo que seria um mimimi válido. SE fosse uma versão de mais do mesmo. Só que o que vimos é bem diferente. Podemos dizer que a Microsoft tornou o GTalk (e todos os outros IMs) obsoletos, com um conceito simples e genial:

Ele deixou de ser um Instant Messenger e virou um hub social.

“mimimi Facebook faz isso”

Não.

 

Facebook como toda rede social hoje é muito poluído. Nós que fazemos assim. O usuário médio do Facebook tem 500 amigos. No Twitter há gente “seguindo” mais de 10000 pessoas. Mesmo os usuários legítimos com um número realista de seguidores não interagem com sua timeline.

Segundo dados do próprio Facebook um usuário médio (esse de 500 amigos) visita o perfil de 39, se comunica unidirecionalmente com 17 e dialoga com 10. Outras pesquisas mostram que o usuário médio gasta 12% de seu tempo em redes sociais como um todo.

Esses dados foram apresentados por Osvaldo Barbosa, Diretor da Microsoft Brasil para Consumer/Online. O quadro atual é que Hotmail é muito usado, MSN é muito usado, Messenger é muito usado mas não são sociais, hoje em dia é Tudo Pelo Social.

DSC04071

Então como recuperar essa gente que está fugindo pras redes sociais, como manter a relevância do MSN, hoje visto como um Messenger cheio de papagaiadas (MORTE a quem inventou o recurso de “Chamar atenção”) usado por novatos que não conhecem o gTalk?

Quem explicou foi o Dharmesh Mehta Diretor da Divisão de Windows e Windows Live.

DSC04079

A Ferramenta Instant Messenger, convenhamos já está saturada. A única killer-app para essa área seria um Chat Roulette com filtro para penises (sei lá o plural desse troço). Mesmo assim as pessoas usam. 9% do tempo delas online é passado em IMs. Usam para quê? Para falar com quem?

Fora experiências safardo-edonísticos, IMs (Skype incluso) são usados para falar com parentes distantes, amigos no exterior, conhecidos e colegas de trabalho. O uso JÁ existe portanto. Está consolidado. Vamos pensar adiante então. Essas pessoas do Instant Messenger que você interage são seus contatos mais próximos, são as pessoas que realmente importam.

São elas que você acompanha de verdade nas redes sociais.

Então por que não trazer as redes sociais dessas pessoas para SEU Messenger?

Nào estamos falando de 500 contatos atualizando freneticamente suas timelines em 20 redes sociais. Falamos de gente que VOCÊ considera importante. Falamos do conteúdo que você efetivamente JÁ consome, seja visitando Flickr, seja visitando Twitter ou Facebook dessas pessoas.

O Windows Live Messenger agora agregará as atividades dessas pessoas próximas.

Uma Página de Atividades, agregando seus contatos favoritos fica assim:

main_window_normal

Há recursos de animação discretos e todo tipo de fofoletização para deixar a página agradável mas limpa, bem como algoritmos para identificar as atualizações mais importantes e mostrá-las.

Um recurso MUITO legal é que VOCÊ não precisa estar cadastrado nas redes sociais de seus contatos para agregar essas atualizações.

Outro muito bom é que se você quiser comentar uma foto, um post, basta… comentar. O comentário será direcionado para o site de origem, seja ele qual for. Se for um que exija cadastro e você o tenha, o comentário é automático.Se permitir anônimo, idem. Quem está participando? Desde já….

174_WLProfile_PartnerServices_01

Entenderam? Você pode consumir conteúdo do Flickr, YouTube, etc, sem sair do Messenger. Também pode consumir conteúdo do… WordPress.

Também tem chat de video em alta definição,integração com Bing no sentido de que você pode fazer uma busca por uma imagem e compartilhar durante o chat.

Aliás, ele nem é hub simplesmente, pois não é uma ferramenta de mão única. Não um reles agregador, é possível ENVIAR conteúdo para suas redes sociais.

Ou seja: O Messenger que saiu de moda como IM foi reinventado como um CLIENTE de Redes Sociais que por acaso também serve pra falar com as pessoas.

Funcionará?

Provavelmente sim, mas no Brasil não boto muita fé. Não haverá integração com o Orkut, sequer há alguma negociação em andamento quanto a isso.

Agora com licença, Steve-o voltou pro palco.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários