Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Leonard Nimoy — o Fotógrafo

Leonard Nimoy — o Fotógrafo

Leonard Nimoy, além de astro de diversas séries Star Trek também era fotógrafo. Algumas das fotos dele estão à venda, inclusive camisas com tais fotos.

14 anos atrás

Se você tem mais ou menos a minha idade, então deve ter passado muito tempo de sua infância assistindo coisas como Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e, principalmente, Jornada nas Estrelas. O horário das grandes séries era sagrado e não perdia por nada nesse mundo. Mas, o que isso tem a haver com a fotografia? Um dos grandes astros de Jornada nas Estrelas, o Sr. Spock (também conhecido pela alcunha de Leonard Nimoy) é um dos grandes fotógrafos contemporâneos dos Estados Unidos.

Eu já sabia do fascínio que o Sr Nimoy tinha pela fotografia, mas somente nos últimos meses é que fui entender a importância de sua produção para a arte e cultura americana. Diz a lenda, que o jovem Leonard Nimoy começou a se interessar pela arte fotográfica no inicio da década de 1940 e, por volta da década de 1970, já era um reconhecido membro dessa arte.

Para se ter uma idéia, suas fotos estão expostas em diversos museus, tendo como destaques o Museum of Fine Arts Houston, Judah L. Magnes Museum, The Los Angeles County Museum of Art, o Museu Judaico de Nova York, o New Orleans Museum of Fine Art e o Museu Hammer. Eu diria que não é pouca coisa. Olhando um pouquinho se seu site pessoal, descobrimos que seu olhar mistura um pouco de fotografia clássica com uma pitada generosa de polêmica. Uma das séries fotográficas mais conhecidas de sua autoria é “Full Body Project” onde retratou apenas mulheres fora do padrão de beleza imposto pela sociedade atual. Belo e impactante ao mesmo tempo.

Mas, uma coisa que estou esperando ansiosamente pelo lançamento é da nova exposição do Sr. Nimoy que é intitulada de “Secret Selves”. Aqui a proposta é simples, e por isso mesmo me conquistou totalmente. Ele entrevistou pessoas do cotidiano como professoras, artistas, médicos, engenheiros, e lhes perguntou qual era o seu eu secreto. O que já sonharam para suas vidas e o que lhes trás a satisfação pessoal. Depois, essas pessoas foram convidadas a encarnarem esses personagens e serem fotografadas por Leonard Nimoy. O resultado foram pessoas encarnando gangsteres, mulheres fatais e até prostitutas.

Em julho de 2010 vai ser lançada a exposição e o livro do projeto Secret Selves no Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts. Porém, um pouquinho do projeto pode ser visto nessa página dedicada ao evento. Mesmo que você não entenda nada de fotografia, admita que deu vontade de estar presente nesse lançamento.

Para quem gostou da notícia, é possível comprar camisetas com as fotos de Leonard Nimoy (US$ 35,00) ou cópias de fotos (US$ 200,00) na página oficial do fotógrafo.

leonard nimoy - secret selves

Leia também:

relacionados


Comentários