Meio Bit » Arquivo » Games » BigN: baixa nas vendas é culpa da pirataria

BigN: baixa nas vendas é culpa da pirataria

Empresa joga a culpa nos magicom e se preocupa com a aceitação da pirataria por dos consumidores.

14 anos atrás

Embora a venda digital tenha surgido como uma maneira de facilitar a vida do consumidor e tem servido como um combate a pirataria, muitas empresas ainda sofrem com a distribuição ilegal de seus jogos e de acordo com o site Asahi Shimbum, a Nintendo perdeu 50% do mercado europeu do DS graças a proliferação dos magicom, aquele cartuchinho que muitos conhecem como R4 e que permite a execução dos jogos piratas.

O artigo afirma que a empresa japonesa tem deixado de faturar trilhões de ienes todos os anos e o que me deixou mais impressionado foi a constatação de que o problema não é exclusividade dos países subdesenvolvidos. Na verdade, a BigN tem se preocupado muito com a disseminação do produto no velho continente, principalmente com a Itália, França e Espanha, além dos Estados Unidos. Outro fator que tem feito a empresa olhar para a pirataria com atenção é ideia instaurada na cabeça dos consumidores de que não há problemas em fazer uso dela.

dori_mar_22.04.10Se eu comprar o software através dos canais normais, eles custarão muito caro. Todo mundo os usa e eu não sinto como se estivesse fazendo algo errado”, disse um estudante japonês de 32 anos ao site.

Para ter uma noção do tamanho do problema que a atingia, durante o mês de junho de 2009 a produtora monitorou dez sites que permitiam o download ilegal de suas criações e descobriu que neles os jogos foram baixados mais de 238 milhões de vezes, o que daria um prejuízo de algo em torno de 10,7 bilhões de dólares.

Mesmo com a Sony tendo obtido sucesso contra a pirataria com o PS3 (pelo menos por enquanto), há cada dia essa parece mais e mais com uma batalha perdida e veremos se a Nintendo será capaz de ao menos retardar a ação dos hackers quando o sucessor do DS for lançado.

Fonte: Kotaku.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários