Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple flertando com AMD: vai dar namoro?

Apple flertando com AMD: vai dar namoro?

Surgem indícios de que Apple e AMD podem unir-se. Será que vai?

14 anos atrás

Fortes rumores, embasados por visitas de executivos da AMD à Apple, dizem que a empresa da maçã pode estar prestes a implementar processadores da rival da Intel em sua linha de produtos. E não se tratam de processadores embarcados, mas sim CPUs "convencionais", para moverem workstations e notebooks.

A imagem é velha, mas você entendeu, certo?

A imagem é velha, mas você entendeu, certo?

Explicaria essa guinada nos planos da Apple, que desde 2005, quando migrou de processadores RISC (PowerPC) para CISC, sempre foi parceria da Intel, o fato de que, tendo mais fontes de processadores, poderia flexibilizar e planejar melhor futuros lançamentos, mais ou menos como já fez, no passado, quando alternava entre soluções gráficas NVIDIA e ATI. A baixa disponibilidade de processadores Intel, o que teoricamente está atrasando as atualizações dos notebooks da Apple, aliada à pendenga da fabricande de processadores com a NVIDIA, o que levou a Apple a utilizar a solução onboard (inferior) da Intel na última atualização da linha de notebooks, são mais motivações para a tentativa de firmar um acordo com a AMD.

Interessa à Apple, também, dar uma olhada nos planos da AMD de integração CPU + GPU. A Intel já possui e já entregou modelos assim - os novos Core i5 e i7 que equipam Macbooks Pro, sem falar no A4, da própria Apple, que move o iPad. Porém, como as soluções de vídeo da AMD são bem mais poderosas (ATI), existe a possibilidade da empresa de Sunnyvale interessar-se na produção desse tipo de processador para Macs, futuramente.

Não é a primeira vez que a Apple demonstra interesse em rivais de suas parcerias. Há pouco tempo, rolou um burburinho de que a então próxima versão do iPhone OS poderia trazer o Bing como buscador padrão, em detrimento do (ainda vigente) Google, com que a Apple vive uma relação de amor e ódio. Não aconteceu. O máximo que vimos de mudança nessa área no iPhone OS 4 foi a troca do verbo do botão de pesquisa de "Google" para "Search".

Leia mais sobre: , , , , , , , .

relacionados


Comentários