Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A foto de 1 milhão de Dólares

A foto de 1 milhão de Dólares

14 anos atrás

Nautilus Shell - Edward Weston

Sabe quando vemos aquelas notícias de que quadros abstratos foram vendidos por uma quantia enorme e você fica pensando que deve ser muito ignorante para não ver a beleza do quadro, ou simplesmente o sentido de tanta grana? Então, isso também acontece com a fotografia. Porém, sabemos que o valor de uma obra artística pode ser influenciado por vários fatores como o período em que foi produzida, a corrente artística do autor, seu impacto para o movimento e, principalmente, se ela é exclusiva. Dentro dessa perspectiva podemos anunciar aqui que uma foto de Edward Weston, fotógrafo americano que é considerado o mais importante do seu país no século de XX, teve uma reprodução de sua foto Nautilus Shell (Concha de Nautilus) vendida pela quantia de US$ 1.082.500.

Olhando a foto, podemos até ter alguns estranhamento pela sua composição, mas Edward Weston era conhecido por fazer fotos que pareciam esculturas. Seu portfólio é quase todo composto por retratos e fotos abstratas. Tendo em vista o ramo de atuação do fotógrafo, podemos auferir um valor a sua imagem. Nunca devemos analisar uma foto ou trabalho artístico desvinculado de seu contexto histórico ou social, pois nunca atingiremos a profundidade da proposta.

O mais engraçado da história é a lenda de que a foto em questão foi comprada por um jovem fotógrafo chamado Bernice Lovett em uma galeria em São Francisco no distante ano de 1927. A foto lhe custou US$ 10,00, porém como não tinha o dinheiro total para pagar pela obra, teve que financiar boa parte da quantia em pagamentos mensais de 50 centavos. Durante 80 anos a foto ficou de posse da família de Bernice Lovett e nessa semana foi vendida pela casa de leilões Sotheby's. Para sorte de da família Lovett a imagem em questão é uma das obras mais conhecidas de Weston e o leilão superou em mais de 50% o valor inicial pedido.

Fonte: Amateur Photographer

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários