Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Filmagem com DSLR – por que tanta polêmica?

Filmagem com DSLR – por que tanta polêmica?

Filmar com sua reflex é o futuro. Então por que tanta gente ainda critica esse fato?

14 anos atrás

filmagem com DSLR

No dia que a Canon anunciou sua primeira câmera DSLR com capacidade de filmagem eu achei estranho. Não por achar uma coisa errada, mas por ser um conceito novo. Por isso toda a curiosidade em saber como funcionava e qual o resultado. Embora o vídeo e a fotografia sejam atividades intimamente interligadas, nunca tive vontade de produzir vídeos ou me aprofundar na área. Por isso, meus planos futuros de ter uma EOS 5D Mark II se devem ao fato de ser uma grande câmera fotográfica, e não uma câmera que filma. Porém, andando pela net, estou vendo uma discussão crescendo onde não vejo com clareza onde ela vai parar.

O que acontece é mais ou menos o que tínhamos quando o digital começou a tomar conta da fotografia. Quem fotografava com filme acusava o pessoal do digital de não pensar antes de fazer a foto, de capturar imagens de qualquer jeito e depois retocar no software, ou que simplesmente não havia emoção em trabalhar com algo tão instantâneo quanto a tecnologia digital. Quem nunca fotografou com filme na vida não dava a mínima para tudo isso e continuou sua vida descobrindo os prazeres da fotografia. Essa era uma discussão inútil, pois independente do modo de captura, tudo é fotografia. Seu cérebro é o melhor equipamento fotográfico que você pode ter. Nunca se esqueça disso.

Nessa mesma esteira, estamos tendo um grande gasto de energia cerebral (que poderia ser utilizada para fins mais práticos, como a cura do câncer, por exemplo) em discussões sobre o fato de câmeras fotográficas profissionais, ou as Reflex de qualquer porte, terem ou não o recurso de filmagem. Sério mesmo, parece ridículo, mas isso vem acontecendo de uma maneira até constante. Essa semana eu vi um texto que destacava as 8 razões para você não comprar uma câmera DSLR por conta da filmagem. Alguns pontos são interessantes e outros quase ridículos, mas mostra o impacto que essa mudança está tendo no mundo da fotografia. Por outro lado, entendo que essa é uma evolução que não tem como ser revertida. Em breve todas as reflex vão estar equipadas com a capacidade de executarem filmagens em alta definição e a indústria está se preparando para isso. Temos exemplos disso na grande jogada de marketing da Canon ao conseguir que sua câmera full frame fosse utilizada para a filmagem de uma grande série americana e também nas lentes especiais para filmagem que a Carl Zeiss está colocando no mercado.

Falando do ponto de vista prático, conheço fotógrafos profissionais que embarcaram no mundo do vídeo por conta do avanço na tecnologia de gravação das DSLR. Todos são unânimes em afirmar que uma nova gama de possibilidades se abriu para o registro fotográfico. A intercalação de fotografia e vídeo parece ser o futuro da cobertura de eventos, por exemplo. Talvez tudo isso seja uma grande evolução para a arte fotográfica, mas como tudo que é novo assusta um pouco, precisamos ter a capacidade de assimilar as mudanças, e não apenas criticar sem conhecer.

Para aqueles que estão pensando apenas do ponto de vista da qualidade da gravação, cabe aqui mostrar a vocês o curta metragem intitulado "The Last 3 minutes", produzido por Shane Hurlbut, dirigido por Po Chan e inteiramente filmado com uma Canon EOS 5D Mark II. Opiniões sobre o vídeo podem ser colocadas nos comentários.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários