Meio Bit » Arquivo » Fotografia » FestFotoPoa – Festival Internacional de Fotografia

FestFotoPoa – Festival Internacional de Fotografia

14 anos atrás

Foto de Walter Carvalho

Olha ai a fotografia se espalhando além do eixo Rio-São Paulo. O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre se mostra um ambiente para discussão, aprendizado e apreciação da arte fotográfica. São palestras, mesas redondas, análises de portfólio, seminários e exposições que acontecem quase todo o mês de abril e vão se encerrar apenas no dia 02 de maio.

Entre os grandes nomes que vão estar presentes no evento, podemos destacar Marcos Bonisson, Rubens Fernandes Junior, Thomas Farkas, Eder Chiodetto, Zeca Linhares, Jacqueline Joner, Cia de Foto, Claudia Linhares e Rosângela Rennó. Um grupo muito importante de profissionais que vão debater com outros convidados temas específicos nas mesas redondas. Fora isso, teremos três salas de projeção dedicadas a três grandes fotógrafos: Henri Cartier-Bresson,  Thomaz Farkas e Hélio Oiticica.

Dando uma pequena olhada na programação disponível no site oficial, duas atividades me chamaram a atenção por irem de encontro ao meu ramo de pesquisa dentro da fotografia. No dia 23 de abril, vai haver a proposta Memória e Cidadania onde se prevê a criação dos Pontos de Memória Fotográfica como política pública para pesquisa e criação de acervos fotográficos de bairros, conservação, digitalização e difusão por meio eletrônico, como base para a formação de uma coleção nacional de fotografia – A Família Brasileira – que dê visibilidade ao “fazer brasileiro” em suas diversas manifestações culturais. Já escrevi várias vezes por aqui sobre a importância da preservação da memória familiar e como isso está se perdendo com o processo de banalização da fotografia.

A outra atividade também ocorre no dia 23 com o nome de IV Seminário “Coleções Públicas e privadas: um olhar autoral no tempo. Memória como Direito e cidadania” onde teremos as mesas redondas Políticas públicas para memória fotográfica como direito de cidadania e Patrimônio e memória – Fronteiras e centralidades.

Não sei vocês, mas eu fiquei com água na boca para participar.

Obs. Senti falta de um kit de imprensa ou imagens oficiais no site para divulgação. Fica aqui a minha dica para os organizadores para o próximo evento.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários