Meio Bit » Arquivo » Software » Instalação de Software – Crapware ainda é prática comum

Instalação de Software – Crapware ainda é prática comum

Crapware é um plug-in, add-on ou qualquer software indesejado...

14 anos atrás

Crapware é um plug-in, add-on ou qualquer software indesejado. Mas a prática de agrupá-los com softwares utilitários tornou-se um padrão. Não chegam a ser malware, mas podem deixar um computador novo em folha muito lento e um netbook quase inutilizável.

Depois de atualizar o PCFrank para receber um HD Velociraptor, Windows 7 Ultimate instalado, hora de começar a colocar programas e utilitários. Quando foi preciso ler um PDF, FoxIt Reader.

Se o usuário está com pressa e passa batido pelo Next > Next e por falta de Next, Finish, ele vai ganhar ícones no desktop, quick launch, start, uma barra Ask.com no browser e a home configurada como Ask.com. Tudo isso porque eu quero ler um pdf.

12-04-2010 10-21-11

O leitor do Meio Bit está bem acima da média em termos de uso de computadores e isso parece ser ridículo. Mas faça a seguinte experiência: peça para dar uma espiada em um notebook de algum parente usuário comum de computadores. Há enormes chances de se achar alguns bloatwares que a pessoa nunca usa. Assistentes de impressão, barras no browser (já achei 2, ao mesmo tempo) e atalhos para games, trials e um sem número de ofertas no desktop.

Sugestões

Instalação personalizada para novos programas e desabilitar qualquer coisa que não seja do programa principal.

The PC Decrapfier é um bom começo para automatizar a remoção de programas sem precisar reformatar a máquina. Depois dele, uma passada rápida na Sysinternals para pegar o Process Explorer e o Process Monitor para identificar programas mal comportados.

08-04-2010 06-35-21

Descobri que tinha instalado o plug-in do Skype para browsers ao ver um executável chamado SkypeNames.exe ligando e desligando como um vaga-lume. Vários usuários tem problemas com ele por causa de uso excessivo de banda e processamento. Em Netbooks, é proibitivo. Ele irá rodar várias vezes por minuto, toda vez que uma tela estiver aberta, caçando números de telefone. Para os iniciados em programação é um parser de strings e vocês sabem que isso nunca é performático.

Outro programa do mesmo pacote é o Autoruns. O nome sugestivo é isso mesmo: simplesmente ache TUDO o que seu Windows faz durante a inicialização. É uma ferramenta técnica, usada por analistas de sistema mas serve também para power users. Na imagem abaixo, o Chrome fez a instalação do Google Update que roda sempre ao fazer o logon. Em desktops, sem problemas. Em Netbooks, essas ferramentas acumulam e deixam o computador uma carroça.

12-04-2010 11-20-18

CCleaner foi uma dica que de um artigo de 2007. Continua sendo atualizado e mantido. Como é uma ferramenta que manipula o registro, SEMPRE faça backups e pontos de restauração antes.

Contribua!

E você? Usa alguma técnica, utilitário ou tem alguma sugestão para evitar que o computador vire um balde de esterco com o uso?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários