Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Panasonic lança Lumix FP1 no mercado brasileiro

Panasonic lança Lumix FP1 no mercado brasileiro

14 anos atrás

panasonic lumix fp1

Nem só de câmeras reflex vive o mundo da fotografia. O mercado das câmeras compactas ainda está vivo e passando muito bem. Aliás, é o que mais vende unidades de câmeras no mundo, então é sempre bom estar de olho no que está acontecendo. Essa semana, a Panasonic do Brasil anunciou a chegada ao mercado nacional da primeira compacta da empresa da linha 2010. A Panasonic Lumix FP1 chega com 12,1 megapixels de resolução máxima, corpo ultra fino e design bem interessante. Típica câmera para levar junto a todos os lugares por conta do corpo compacto.

Aqui não tem segredo. Como sempre digo por aqui, ainda não chegamos a um patamar tecnológico de grande mudança dentro dessa categoria de câmera. Além da resolução máxima, ainda temos uma lente LEICA DC VARIO com distância focal de 35-140mm (no formato 35mm), gravação de vídeo em alta definição com 1280 x 720 pixels a 30 fotogramas por segundo, processador Venus Enginee IV e a capacidade de chegar até a velocidade ISO de 1600 (ainda não temos nenhuma amostra da qualidade de imagem com essa regulagem).

Em relação a novidades no modelo podemos destacar a palavra "interatividade". A Panasonic, assim como outros fabricantes, está tentando transformar as câmeras compactas, notadamente direcionadas ao público doméstico, em centrais multimídia. Dessa forma, a Lumix FP1 pode enviar vídeos diretamente para o Youtube através do software PHOTOfunSTUDIO 5.0. Também é possível, através do software, construir vídeos e slideshows com diferentes animações e se utilizar da biblioteca de músicas do iTunes para sonorizar a produção. Tudo muito bacana e vai de encontro ao que adolescentes andam fazendo para mostrar nas diversas comunidades espalhadas pela internet.

Porém, dois recursos chamaram minha atenção. O primeiro é a capacidade da câmera de detectar a intensidade da iluminação do local onde se encontra e regular automaticamente a potência da imagem do LCD. Em uma câmera que não possui visor ótico é muito importante que o LCD seja nítido em todas as situações. O segundo recurso é conhecido como Zoom Óptico Extra. Com a resolução de até 3 megapixels é possível aumentar o zoom ótico para até 7,8x (uma distância focal de 273mm). Pode parecer um truque de mágica, mas pelo que entendi, ao diminuir a resolução para um ponto central do sensor, também se diminui o próprio tamanho da área útil do sensor, tornando o fator de corte muito maior. Idéia interessante e 3 megapixels é suficiente para suprir quase todas as necessidades de uma câmera caseira. Logo vão começar a perguntar por que então ter 12 megapixels?

A Panasonic Lumix FP1 chega ao mercado brasileiro com um preço sugerido de R$ 699,00.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários