Meio Bit » Baú » Fotografia » Fotógrafos processam Google por Direitos Autorais

Fotógrafos processam Google por Direitos Autorais

Google é processado por conta do projeto Google Library.

07/04/2010 às 18:10

fotografos processam google

Eu acho que esse é o tipo de coisa que vai dar muita confusão ainda. O rolo é o seguinte, cinco associações de fotógrafos estão processando o todo poderoso Google por conta de violação de Direitos Autorais. Quem está na peleja contra o gigante da internet são a American Society of Media Photographers (ASMP), Graphic Artists Guild, Picture Archive Council of America, North American Nature Photography Association, Professional Photographers of America e também estão no mesmo caminho um grupo de fotógrafos e ilustradores independentes.

Toda a briga é baseada em milhares de imagens que foram digitalizadas pelo projeto Google Library. Não é a primeira vez que esse projeto é questionado na justiça. Aliás, esse novo processo só se iniciou porque a justiça americana negou o pedido para participação em outra ação movida por representantes dos escritores e que tem uma indenização prevista de 125 milhões de dólares. Segundo Victor Perlman, conselheiro da ASMP, "buscamos justiça e pagamento justo para artistas visuais cujos trabalhos aparecem em 12 milhões de livros e de outras publicações que o Google digitalizou ilegalmente até agora".

Esse e outros processos mostram que fotógrafos, escritores e designers estão começando a exercer os seus direitos de maneira plena. Propriedade Intelectual e Direito Autoral são coisas sérias. A internet tornou o desrespeito a essas características muito fácil. Tanto textos quanto imagens ficaram acessíveis para serem copiadas e utilizadas em outros projetos sem a devida remuneração ou até mesmo menção do verdadeiro autor. O pior é que muitos fazem isso e não se dão conta que é uma coisa errada. Talvez já esteja enraizado em nossa cultura que o que está na net é de domínio público e isso não é verdade.

Fonte: IDG Now, Jornal de Notícias e ASMP

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários