Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Como iluminar sua noitada no DealExtreme

Como iluminar sua noitada no DealExtreme

Pequena resenha sobre uma lanterna baseada em HPLED: apenas um HPLED poderia substituir dezenas de LEDs mais simples…

14 anos atrás

O DealExtreme é uma loja virtual, sediada em Hong Kong, cuja maior vantagem é o frete gratuito para entrega em todo o mundo. Se bem que o ideal, numa compra maior, seria gastar um pouco mais (algo em torno dos US$ 1,70) para que o serviço postal do país-destino (Brasil, por exemplo) possa-lhes informar sobre a chegada da mercadoria por “rastreio simples”.

Laguna_Romisen01 Laguna_Romisen02

Laguna_Romisen03

Pois bem, o tio Laguna aqui acabou por encomendar, desse tal DealExtreme, uma bela lanterna de único HPLED, após ficar visivelmente impressionado com um texto do Morimoto-sensei sobre tais lanternas.

O curioso foi o ‘tamanho’ da encomenda: a lanterna é bem pequena e ainda me veio numa caixinha de papelão branco bem simples.

Dentro da tal caixinha, a Romisen RC-N3 veio dividida em duas partes:

Laguna_Romisen04 Laguna_Romisen05

  • A própria lanterna em si, com alça para transporte, já pronta para receber uma pequena célula de lítio do tipo CR123A (tensão elétrica de 3,0 ou 3,6 V; o regulador desta lanterna permite o uso de apenas uma única célula deste tipo, em série);
  • Um extensor que possibilita que a lanterna possa ser alimentada por duas pilhas pequenas normais, do tipo AA (suporta tensão de 1,2 ou 1,5 V para cada uma das duas pilhas).

Laguna_Romisen06

Esta bela lanterna Romisen de US$ 16,99 possui todo o corpo (incluindo o conjunto refletor) feito em alumínio, além de possuir lente de vidro (ou um grosso acrílico que engana bem) e clip para prender a lanterna firmemente ao bolso da roupa.

O interruptor da lanterna vendida no DealExtreme é localizado na extremidade oposta ao HPLED. Tal interruptor possui botão revestido por um plástico flexível e colorido (verde), com alguma fosforescência que lhe permite enxergá-lo no escuro. Ele possui três modos de operação, acionados a cada apertar do botão: luminosidade máxima, média e estroboscópica (sinalização piscante).

E o melhor de tudo é mesmo a luminosidade proporcionada pelo HPLED Cree XR-E: a impressão que o tio Laguna teve foi a de que a lanterna emite um facho luminoso, pouco difuso, com uns 200 lúmens ou mais.

Laguna_Romisen07 Laguna_Romisen08

A foto acima, à esquerda, foi feita com a lanterna ligada num ambiente iluminado (lâmpada fluorescente, 23 W). A foto à direita foi no mesmo ambiente, agora com a iluminação desligada, sendo iluminado apenas pela lanterna Romisen RC-N3.

A conclusão que o tio Laguna tirou foi a seguinte: ele acha que fez uma excelente compra e já pensa numa segunda lanterna, talvez para dar de presente… Só pede cuidado para que não comprem lanternas com vários LEDs simples, pois a maioria, de tais lanternas multi-LED, são constituídas apenas por LEDs de sinalização, com baixa potência e luminosidade, semelhantes aos LEDs utilizados na borda de algumas telas LCD finíssimas.

A luminosidade proporcionada por um único HPLED já bastaria para uma boa lanterna, tanto que, após alguns minutos de uso contínuo, a Romisen RC-N3 já fica morna devido à potência dissipada (TDP de 1,5 W) num espaço tão diminuto que compreende o HPLED (~4 mm²). Esse leve aquecimento é um preço baixo a ser pago por uma luminosidade decente, embora concentrada demais para o uso individual de apenas um LED desse tipo na iluminação geral de um ambiente.

relacionados


Comentários