Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Songbird diz adeus ao Linux

Songbird diz adeus ao Linux

Desenvolvedores do Songbird eliminam Linux da lista de sistemas suportados.

14 anos atrás

Songbird diz adeus ao Linux...

Songbird diz adeus ao Linux...

Já disse alguém que a diferença entre a realidade e a ficção é que a ficção precisa fazer sentido. Lembrei dessa frase ao saber que o Songbird, uma espécie de jukebox/player de áudio open source baseada nos projetos da Mozilla, não mais dará suporte ao Linux. É a realidade, cheia de surpresas que dispensam maiores explicações.

Mas, nesse caso específico, há uma explicação. Não muito clara, mas está lá, no blog oficial. O Songbird está presente em vários dispositivos e nos principais sistemas operacionais desktop do mercado, e manter essa estrutura, com tudo funcionando bem, atualizado e em todo lugar, é complicado, principalmente com o time reduzido com que a empresa conta. Assim, após muita conversa e com "dor no coração", os desenvolvedores optaram por parar de suportar a versão para Linux.

Ainda oferecerão atualizações, códig0-fonte, nightly builds, tudo isso, mas sem testes de qualidade mais aprofundados, nem garantias de que novidades das versões Windows e Mac OS X entrarão nas futuras versões do Linux.

O que eu achei mais curioso é que, ante a repercussão da notícia, Georges Auberger, autor do post, atualizou-o com uma tabela mostrando a participação da comunidade no desenvolvimento do programa. Linuxer, não chore: o Windows ganha disparado em todos os quesitos, e em segundo lugar, está a comunidade do Mac OS X. Em trabalho comunitário, pelo menos no que toca ao Songbird, o Windows dá show. Definitivamente, a realidade não só não faz sentido, mas é também uma brincalhona que adora uma fina ironia...

Tabela do desenvolvimento do Songbird, por plataforma.

relacionados


Comentários