Meio Bit » Baú » Software » Melhorando software e a comunidade

Melhorando software e a comunidade

03/10/2005 às 1:50

O podcast do Digital Minds está muito interessante. O Danilo comenta sobre os ciclos de produção de software e como o envolvimento da comunidade é importante. Ele menciona o conceito de lançar uma versão e esperar o feedback da comunidade, e em seguida melhorar o software e relançar.

Apesar de eu não estar no ramo de tecnologia, eu entendo como um ciclo de desenvolvimento deste não somente fortalece o desenvolvimento do software, mas também cria uma comunidade em torno do software, que está sendo ativamente envolvida na melhoria do produto. Infelizmente não vemos muito disso, mas sem dúvida o negócio funciona. Veja o sucesso do desenvolvimento do Linux em geral. A pessoa que usa e quer melhorar pode se envolver e desenvolver o sistema. Software de grandes empresas, como a Microsoft estão em um ciclo muito diferente. Claro que no caso da Microsoft há muito dinheiro em jogo, e por isso o desenvolvimento tem que ficar atrás de portas fechadas. Mas a impressão que eu tenho é que eles não escutam o usuário, ou pelo menos não há sinais disto.

Infelizmente outras empresas estão se tornando inacessíveis. O Skype, por exemplo, está se distanciando do usuário. Eles tem um blog, tal, mas como o negócio deles está cada vez mais envolvendo somas significativas, eles tem um grande interesse em proteger isto. Mas para os caras da Skype, imagino que acompanhar o que o usuário deseja nao seja muito difícil. Os forums deles são movimentados, e eles de fato participam. Mas não como antes. Um dos segredos da popularidade do Skype é a comunidade em torno do aplicativo, e espero que eles não destruam o que os impulsiona.

relacionados


Comentários