Meio Bit » Baú » Indústria » Provedor Terra dá suporte a Linux

Provedor Terra dá suporte a Linux

22/09/2005 às 0:54

Mudanças de mercado ocorrem de forma inesperada e as empresas precisam estar preparadas para providenciar atendimento ao cliente em qualquer situação. O provedor de internet Terra, por exemplo, tinha apenas seis atendentes no contact center que entendiam de Linux há dois anos. Atualmente, toda a equipe de 2,5 mil atendentes estão preparados para dar explicações sobre o sistema operacional open source. ''Quando o cliente paga pela conexão ele não quer saber se o software é problema ou não do provedor, ele quer a resposta'', explica o presidente do Terra, Fernando Madeira.

Para atingir essa nova realidade, o provedor investiu de duas maneiras: contratando profissionais que já conheciam o sistema operacional, e treinando os funcionários que não o conheciam.

O avanço do Linux no mercado continua crescente, mesmo com os obstáculos levantados pela concorrência da gigante americana Microsoft. Estudo do Gartner prevê que o Linux vai ultrapassar o Windows em sistemas corporativos de missão crítica antes do final desta década. Segundo a pesquisa ''Impacto do Software Livre e de Código Aberto na Indústria de Software do Brasil'', realizada pela Softex com apoio do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, no Brasil o mercado de sistemas operacionais baseados em software livre e código aberto tem uma dimensão mínima de R$ 77 milhões, com potencial de crescimento de 2,5 a 3 vezes até 2008. O sistema Linux respondeu em 2003 por 9% do mercado mundial de sistemas operacionais e a estimativa é que em 2007 seja responsável por 18%. Além disso, o não pagamento de licenças pode significar uma economia de cerca de R$ 85 milhões/ano.

O convívio com a quebra de paradigmas tecnológicos é constante no Terra. A próxima onda prevista pelo executivo é das redes wireless. ''Dos quase dois milhões de assinantes, 100 mil têm acesso sem fio'', diz.

Coloboração de Gilberto Pavoni Júnior

relacionados


Comentários