Meio Bit » Arquivo » Mobile » Celular para Deficientes Auditivos

Celular para Deficientes Auditivos

18 anos e meio atrás

A Brasil Telecom GSM promoverá, no próximo mês de novembro, o lançamento de um aparelho celular que permitirá aos deficientes auditivos não-alfabetizados terem acesso à telefonia celular. Trata-se do Siemens CX65, que rodará uma aplicação Java especializada, que poderá inclusive ser estendida a outros modelos e aparelhos que também suportem a linguagem de programação, no futuro.

Um fato interessante sobre o celular é que sua nova tecnologia se baseia nos resultados de um projeto 100% nacional, o Rybená - palavra na língua indígena Xavante que significa comunicação -, iniciativa que existe desde dezembro de 2003, criada pela DF JUG, comunidade de desenvolvedores Java de Brasília.

A aplicação, um interpretador que será capaz de compreender palavras escritas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), receberá as mensagens enviadas aos deficientes auditivos, transformando-as, diretamente na tela do aparelho, em animações Flash. Um ponto positivo é que o aparelho da Siemens onde a novidade estréia não é muito caro: Com visor colorido, WAP (Wireless Application Protocol), câmera digital e agenda, seu preço varia entre R$ 499 no plano pós-pago e R$ 799, no pré-pago.

relacionados


Comentários