Meio Bit » Arquivo » Internet » Tor: Navegação segura e anônima na internet

Tor: Navegação segura e anônima na internet

18 anos e meio atrás

O Projeto Tor é um sistema de navegação anônima e mais segura pela internet. Mais segura porque ele usa uma tecnologia chamada onion routers - em vez de uma conexão direta, seus dados são trasmitidos através de vários servidores diferentes, aleatoriamente, para que eles não possam ser rastreados.

Obviamente o Tor também pode ser usado para entrar em sites bloquados por empresas e etc.

O Tor é um programa, e tem versões para Mac OS X, Linux e Windows.

Se você usa o navegador Firefox, pode baixar uma extensão que permite mudar do modo de navegação 'normal' para o modo proxy do Tor, a Switchproxy.

Atualização: Tor instalado e testado.

Veja nesta figura - Antes do Tor ativado, meu ip foi mostrado corretamente (está embaralhado, claro, não vou divulgá-lo por aí), assim como meu provedor, a telesp (uso Speedy). Depois de ativado, meu IP mudou completamente e meu provedor foi identificado como '1-800-HOSTING'. Cliquei em 'Atualizar' no navegador e meu IP já mudou de novo e meu provedor foi identificado como 'University of Puerto Rico'.

Navegação segura e anônima 😉

Você também pode ajudar o Projeto Tor tornando seu computador um dos 'onion routers' (basicamente um dos servidores que redirecionam os outros, o que inclusive aumenta sua segurança também já que os sites que você visitar não saberão se você é um visitante ou está redirecionando tráfego) ou de outras maneiras - Veja aqui.

relacionados


Comentários