Meio Bit » Arquivo » Internet » Da série: “eu não sabia de nada”, o Domínio é mesmo Público. Por enquanto.

Da série: “eu não sabia de nada”, o Domínio é mesmo Público. Por enquanto.

Governo Federal mantém um site, desenvolvido em software livre, que disponibiliza um ótimo acervo de bom conteúdo sob Domínio Público!

14 anos atrás

“Nunca antes na história deste país” tivemos algum outro meio de comunicação que pudesse realmente rivalizar com a “toda-poderosa” TV (agora digital), em termos de audiência.

Isso mesmo, ‘senhoras e senhores’: o governo parece ter feito bom uso da nova ferramenta.

Além do badalado Blog do Planalto, o excelentíssimo Governo Federal mantém uma biblioteca virtual, desenvolvida em software livre, que disponibiliza um enorme acervo de conteúdo cujos direitos autorais agora pertencem ao ‘País de Todos’.

Laguna_PublicDomain_03abr2010

Dentre as obras disponibilizadas com o nosso dinheiro gratuitamente no portal, estão diversas músicas eruditas, desde algumas orquestras tupiniquins do Luciano Gallet, em MP3; às mais famosas e populares de Wolfgangus Amadeus Mozart, em MIDI. Também há reproduções, em JPEG, de famosos desenhos e pinturas de astros como Leonardo DiCaprio da Vinci e Michelangelo.

O destaque da avenida vai para o abre-alas dedicado ao Machado de Assis, cujo website está online desde o centenário do famoso autor de Dom Casmurro: o mistério, em torno da suposta “traição” de Capitu, pode ser conferido tanto em versão PDF quanto em HTML mesmo.

Laguna_MachadoAssis_03abr2010

Moleza maior que essa, só disponibilizando o ‘resumo’ de tais textos, não? SarcMark

Pois bem, 2010 é ano da Copa e, coincidentemente, ano de eleições para o excelentíssimo Poder Executivo. O tio Laguna tem a ligeira impressão (errada, claro!) que todo novo governo eleito não aproveita bem as boas obras do governo anterior, então aproveitemos tão rico acervo enquanto pudermos.

relacionados


Comentários