Meio Bit » Baú » Internet » Da série: “Eu não sabia de nada”, o Domínio é mesmo Público. Por enquanto.

Da série: “Eu não sabia de nada”, o Domínio é mesmo Público. Por enquanto.

04/04/2010 às 18:58

“Nunca antes na história deste país” tivemos algum outro meio de comunicação que pudesse realmente rivalizar com a “toda-poderosa” TV (agora digital), em termos de audiência.

Isso mesmo, ‘senhoras e senhores’: o governo parece ter feito bom uso da nova ferramenta.

Além do badalado Blog do Planalto, o excelentíssimo Governo Federal mantém uma biblioteca virtual, desenvolvida em software livre, que disponibiliza um enorme acervo de conteúdo cujos direitos autorais agora pertencem ao ‘País de Todos’.

Laguna_PublicDomain_03abr2010

Dentre as obras disponibilizadas com o nosso dinheiro gratuitamente no portal, estão diversas músicas eruditas, desde algumas orquestras tupiniquins do Luciano Gallet, em MP3; às mais famosas e populares de Wolfgangus Amadeus Mozart, em MIDI. Também há reproduções, em JPEG, de famosos desenhos e pinturas de astros como Leonardo DiCaprio da Vinci e Michelangelo.

O destaque da avenida vai para o abre-alas dedicado ao Machado de Assis, cujo website está online desde o centenário do famoso autor de Dom Casmurro: o mistério, em torno da suposta “traição” de Capitu, pode ser conferido tanto em versão PDF quanto em HTML mesmo.

Laguna_MachadoAssis_03abr2010

Moleza maior que essa, só disponibilizando o ‘resumo’ de tais textos, não? SarcMark

Pois bem, 2010 é ano da Copa e, coincidentemente, ano de eleições para o excelentíssimo Poder Executivo. O tio Laguna tem a ligeira impressão (errada, claro!) que todo novo governo eleito não aproveita bem as boas obras do governo anterior, então aproveitemos tão rico acervo enquanto pudermos.

relacionados


Comentários