Meio Bit » Arquivo » Infância divertida ou programadores incompetentes?

Infância divertida ou programadores incompetentes?

14 anos atrás

A Toys´r´Us é talvez a maior cadeia de loja de brinquedos nos EUA. Qualquer um que não esteja de mal com a vida passaria dias dentro de uma loja deles, se segurando para não comprar tudo. Agora  se tornaram mais divertidos ainda. Um grupo de usuários descobriu que além de brinquedos a loja, em seu site vendia acessórios para armas de fogo, como uma mira a laser:

 

sightmark_accudot_300_laser_boresight-tfb 

Os usuários palhaços de sempre deixaram comentários fantásticos, dizendo o quanto o produto era bom e funcionava com os rifles semi-automáticos de seus filhos. Ao mesmo tempo outros produtos de origem armamentista foram aparecendo.

Ao final do dia os produtos foram retirados, mas alguém já tinha descoberto o problema: A loja é terceirizada pela GSI Commerce, que também gerencia a Dick’s Sporting Goods, que vende coisas como esta liiiiinda mira de visão noturna para rifles:

mira

Aparentemente as duas lojas compartilhavam o banco de dados, a única separação entre elas era o código de produto. Colocando manualmente na URL da loja de brinquedos um produto da loja de armas o mesmo seria exibido normalmente. PIOR: Passaria por todo o processo de venda.

A Lição aqui, meninos e meninas, é que não existe isso de crítica demais. Assumir que os dados estão corretos é receita para o desastre. Economia porca SEMPRE acaba em trabalho de porco, e SEMPRE será desmascarado, mais cedo ou mais tarde.

Já dei esporro num programador uma vez depois que descobri que para economizar ASP (ASP!) o cara trazia o texto do email “esqueci minha senha” (COM a senha) para o navegador, via <INPUT TYPE=HIDDEN VALUE=”xxx”> em HTML, apenas para mandar de volta em um segundo POST. Basicamente você conseguia a senha de TODOS os usuários do site dando um VIEW SOURCE no HTML, bastava saber o email de quem queria roubar a senha.

E vocês, já encontraram casos igualmente porcos?

Fonte: The Firearms Blog

relacionados


Comentários