Meio Bit » Baú » Internet » Mozilla lança Firefox 3.6 e foca a divulgação na personalização

Mozilla lança Firefox 3.6 e foca a divulgação na personalização

Hoje recebi o aviso de atualização do Firefox para a versão 3.6 e um ponto me chamou a atenção após fazer o update. A famosa página "what's new", exibida após qualquer atualização do browser, mostrava não features novas de navegação ou correções de segurança, otimização na velocidade do carregamento, coisas

24/03/2010 às 8:04

Hoje recebi o aviso de atualização do Firefox para a versão 3.6 e um ponto me chamou a atenção após fazer o update. A famosa página "what's new", exibida após qualquer atualização do browser, mostrava não features novas de navegação ou correções de segurança, otimização na velocidade do carregamento, coisas de praxe. O foco era a personalização do Firefox.

Como carro-chefe, o navegador apresenta o serviço "Personas", que permite configurar o visual de apresentação do software, algo que me lembrou bastante um add-on do Internet Explorer de muitos anos atrás. Além de uma galeria de mais de 30.000 opções de "skins", o Personas ensina como fazer a sua própria "pele" para o Firefox.

Não é exatamente uma feature matadora, não dá pra achar que depois disso o navegador finalmente passará os IEs em market share, mas certamente alguns usuários vão se beneficiar da funcionalidade. Eu lembro que, no início de minha vida internética, lá nos idos de 96, 97, eu adorava criar skins para softwares que permitiam isso - WinAmp era o meu favorito. Gamers, viciados em algum tema, designers, iniciantes e curiosos, sem esquecer dos miguxos, são público quase certo do Persona.

Navegadores atualmente estão muito próximos em funcionalidades e compatibilidade. Em um futuro próximo, nós desenvolvedores possivelmente não teremos que ficar fazendo gambiarras em códigos, pois os navegadores serão praticamente iguais. Com isso, o que definirá quem fica e quem sai do mercado? Eu aposto em duas coisas: serviços agregados e personalização. Eu, por exemplo, não troquei meu Firefox pelo Chrome por conta das extensões, pois o segundo renderiza as páginas mais rapidamente que o primeiro.

Se não for para considerar o Persona como um caminho nessa direção, pelo menos ele nos renderá algumas piadas com os amigos. Veja por exemplo, o skin que eu achei a cara do amigo Caio Brogui:

E esse aqui, então, não é perfeito para o Cardoso?

relacionados


Comentários