Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Mais um round na briga Google vs. China

Mais um round na briga Google vs. China

14 anos atrás

Aumentou a tensão entre Google e China. A empresa americana, que em janeiro anunciou ter sido vítima de ataques vindos do país asiátiaco e, em seguida, meio que se rebelou contra ele, deu mais um passo rumo à queda da censura, pelo menos nos seus domínio, em solo chinês.

Desde ontem, todos os filtros de censura nos serviços do Google (busca, News e Imagens) foram enfim removidos, e as buscas realizadas na China (.cn) passaram a ser redirecionadas para Hong Kong (.com.hk). O Google avisa que, devido a essa grande mudança envolvendo os dois domínios, é provável que haja lentidão e quedas nos serviços num primeiro momento.

Essa decisão, segundo o Google, é legal, mas ainda depende do aval do governo chinês, ou melhor, da conivência dele, que pode, a qualquer momento, bloquear totalmente o acesso aos serviços Google no país. Para monitorar o funcionamento dos seus serviços no país, o Google lançou uma nova página.

google-na-china-20100323

Por fim, o Google destaca que todas as decisões tomadas nesse caso vêm dos EUA, não tendo relação alguma com seus funcionários na China. Esses não têm sequer poder para implementar alterações desse porte, e continuarão cumprindo suas funções para o mercado chinês, o que já deve estar sendo bastante difícil, dadas as circunstãncias.

Fonte: The Official Google Blog.

relacionados


Comentários