Meio Bit » Arquivo » Games » iPhone/iPod touch para jogos: negócio sério

iPhone/iPod touch para jogos: negócio sério

14 anos atrás

A Flurry, uma companhia de análises de apliucativos móveis, soltou um relatório espantoso acerca de jogos. Sabemos que o iPhone OS, sistema que equipa o iPhone e o iPod touch, há muito tornou-se uma plataforma de jogos, mas agora, com os dados divulgados pela Flurry, temos uma dimensão do impacto do smartphone/PMP nesse nicho.

Em 2009, os jogos para iPhone OS renderam US$ 500 milhões à Apple só nos EUA. Esse valor representa 37% de todo o faturamento da App Store americana, e 5% do que a indústria de games, computando outros portáteis e consoles de mesa/sala (Xbox 360, PlayStation 3, Wii), faturou no mesmo período.

flurryvideogames-iphone-os-20100323

Quando a análise restringe-se ao mercado de video games portáteis, o cenário é ainda melhor para a Apple. De 2008 para 2009, o sistema pulou de 5% para 19%, e o maior afetado foi o PSP, que perdeu 9 dos 20% que possuía há dois anos, e hoje ocupa o terceiro lugar em faturamento com seus 11%, atrás do Nintendo DS (70%) e iPhone OS (19%).

flurryportablegames-portatais-20100323 Talvez nem fosse a intenção da Apple, mas hoje os jogos são uma grande força no iPhone/iPod touch. Eles são vários nas listas de apps mais baixados, e representam boa parte das vendas na App Store.

Seria a tal da convergência finalmente chegando num nível em que jogos para celular já podem ser considerados tão bons quanto os de portáteis dedicados? Ou o fator casual tem força aqui, a ponto do crescimento na base de jogadores do iPhone OS não afetar os gadgets tradicionais?

ipod-touch-games

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários