Meio Bit » Arquivo » Games » 100% dos Achievements é para poucos

100% dos Achievements é para poucos

14 anos atrás

Vocês já devem estar cansados de me verem elogiando os Achievement do Xbox 360, de como eles influenciaram a indústria e como várias outras empresas copiaram a iniciativa da Microsoft, mas depois tomar conhecimento de uma palestra realizada pela EEDAR na GDC, começo a me questionar se eles realmente aumentam a vida útil dos jogos.

Após realizar um estudo usando o site MyGamerCard como base e abrangendo 32 milhões de pontos e 100 jogos diferentes do console, eles perceberam que o número de pessoas que realmente se dedicam a concluir um número considerável de conquistas é bastante pequeno.

Parta termos uma ideia, apenas 4% dos jogadores conseguiram todas as conquistas, enquanto que somente um décimo dos gamers obtiveram mais de 80% dos Achievements. E mesmo quando falamos daqueles que obtiveram pelo menos metade das conquistas, o número ainda é baixo, 27%.

De acordo com o palestrante, as conquistas deveriam ser usadas como uma forma de motivar os jogadores e que as produtoras deveriam aprender com elas, já que quando são obtidas, podem servir como um indicador do que as pessoas gostaram nos jogos, possibilitando assim que uma sequência esteja mais de acordo com o gosto do público.

Acredito também que nesse aspecto o sistema de “recompensas” do PS3 foi melhor projetado. Mesmo preferindo o sistema de pontos da Live, dar uma premiação (Troféu de platina) que diferencia aqueles que “fizeram tudo” dos demais é algo que certamente induz o gamer a continuar jogando.

dori_ach_03.10

[via Joystiq]

relacionados


Comentários