Meio Bit » Arquivos » Fotografia » XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco

XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco

17/03/2010 às 11:03

Olha só, como membro de um Fotoclube devidamente filiado a Confederação Brasileira de Fotografia, acabo de receber o convite para a participação na XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco que vai se realizar na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima em Caxias do Sul (SC) entre os dias 04, 05 e 06 de junho. Sei que existem diversos eventos e concursos fotográficos espalhados por território nacional e internacional, mas aqui a coisa é um pouco diferente.

O evento está sendo organizado pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e pela Confederação Brasileira de Fotografia em parceria com a Prefeitura e com patrocínio da Epson. As bienais fotográficas são os eventos mais esperados nos calendários dos fotoclubes espalhados pelo Brasil. O que temos aqui é uma grande oportunidade de confraternização entre os membros dessa entidade e de reverenciar a arte fotográfica em preto e branco. Arte essa que mesmo com o desenvolvimento da fotografia digital ainda se mantém forte e viva.

Para poder participar do concurso é necessário estar filiado a um dos mais de 70 clubes fotográficos que estão, por sua vez, filiados a Confederação Brasileira de Fotografia. Cada filiado pode enviar no máximo quatro fotos para a competição. A comissão organizadora espera receber mais de 3 mil fotos para avaliação. As imagens podem ser enviadas até o dia 10 de maio e 120 dessas imagens serão escolhidas pela comissão julgadora para fazerem parte da exposição que será inaugurada no segundo dia do evento. Além disso, serão premiados os três primeiros lugares e 17 menções honrosas.

O três primeiros colocados receberão medalhas da Confederação Brasileira de Fotografia e do 4º ao 20º teremos diplomas de menção honrosa. Também existem premiações para os fotoclubes que ficarem nos três primeiros lugares pela soma da pontuação de seus membros. O primeiro lugar leva o Troféu Eduardo Salvatore (fundador da Confederação Brasileira de Fotografia), o segundo lugar fica com o Troféu Hercules Florence e o terceiro lugar com o Troféu Abade Louis Compte. Isso mesmo, sem premiação em dinheiro, mas garanto a vocês que não existe um fotógrafo no Brasil que não gostaria de estar entre os vinte artistas que serão premiados.

Se você se interessou, mas nunca soube sobre fotoclubes ou sobre a Confederação Brasileira de Fotografia, está na hora de dar uma olhadinha na lista de clubes filiados e encontrar um perto da sua casa. Garanto que vale muito a pena.

Brienal de arte fotografica

relacionados


Comentários