Meio Bit » Baú » Games » Até onde as editoras merecem crédito?

Até onde as editoras merecem crédito?

Como todos vocês devem saber, no mundo dos games sempre existiram as desenvolvedoras de jogos e as editoras, aquelas empresas que, boa parte das vezes, financiam o desenvolvimento dos jogos e que ficam responsáveis pela fabricação das mídias e embalagens, assim como sua divulgação. Bom, jogando o Batman: Arkham Asylum uma

15/03/2010 às 11:54

Como todos vocês devem saber, no mundo dos games sempre existiram as desenvolvedoras de jogos e as editoras, aquelas empresas que, boa parte das vezes, financiam o desenvolvimento dos jogos e que ficam responsáveis pela fabricação das mídias e embalagens, assim como sua divulgação.

Bom, jogando o Batman: Arkham Asylum uma coisa me passou pela cabeça: É justo a editora levar os créditos ou ser considerada culpada pela qualidade de um jogo? Deixe-me tentar explicar melhor.

Da mesma forma como muitos de nós escolhemos nossas empresas favoritas, é natural desconfiarmos de tudo o que algumas delas colocam a mão e basta um jogo ser vinculado ao nome de algumas editoras para que surjam diversas previsões de que ele não prestará.

SEGAQUALITYSEAL Vamos a alguns exemplos. Depois de inúmeros erros, vários jogadores deixaram de acreditar na capacidade da Sega. Quando pegamos títulos da empresa como The Club e Aliens vs. Predator, jogos que não foram muito bem recebidos, quantos sabem que na verdade eles foram desenvolvidos pela Bizarre Creations e Rebellion, respectivamente?

Passemos então para a Eidos Interactive, empresa tão adorada pelos gamers e tida como “mãe” da franquia Hitman, que na verdade foi criada pela até então independente IO Interactive, além de ter recebido elogios pelo próprio Batman: Arkham Asylum, este desenvolvido pela Rocksteady.

Acho que fazer essa distinção é um pouco difícil e o que quero saber de vocês é se não estamos sendo injustos quando um jogo se mostra uma porcaria e logo partimos para criticar a editora e quando ele se torna um sucesso, entregamos todos os louros à ela, sendo que foram outras pessoas que o desenvolveu? Por outro lado, a partir do momento que a empresa financia e coloca seu nome em um game, ela também não se torna responsável?

Espero ter conseguido me fazer entender e conto com a colaboração de vocês para esse solucionar essa dúvida que, sinceramente, ainda não consegui formar uma opinião.

relacionados


Comentários