Meio Bit » Arquivo » Internet » StatusNet, o WordPress dos microblogs

StatusNet, o WordPress dos microblogs

14 anos atrás

Com a hegemonia de Twitter, Facebook e outros poucos serviços de microblog, há espaço para mais alguém? A StatusNet Inc. imagina que sim. Dona do serviço StatusNet, cujo maior representante é o identi.ca, a ideia é possibilitar a qualquer um a criação de redes de microblogs. Só de versões hospedadas nos servidores da empresa, são mais de 10 mil, com mais de 1 milhão de usuários espalhados nelas.

statustheme_logo Aliás, a semelhança com o WordPress alcança até mesmo as formas de utilização. Existe o instalador, baixável e que deve ser instalado no servidor do usuário, e também uma versão que utiliza a infraestrutura da StatusNet para rodar, ou seja, acessível via simples cadastro. Essa possui uma versão premium (paga), que remove a publicidade e dá mais controle ao administrador.

Para se destacar no meio, o StatusNet oferece alguns diferenciais, como feeds XMPP, e acompnhamento de outras redes via OStatus.

O fundador e CEO da empresa, Evan Prodromou, acredita que o StatusNet pode vingar em várias áreas, desde o uso pessoal, servindo como uma espécie de ping.fm particular, até dentro de empresas, como concorrente ao Yammer.

O talvez primeiro grande testes do StatusNet será no seriado Shit My Dad Says, baseado (veja só) numa conta de Twitter que um cara de 28 anos criou para escrever as besteiras que seu pai diz. O perfil tem mais de um milhão de seguidores, e garantiu um contrato entre Justin, o filho do pai que diz besteiras, e a CBS.

Ano passado, a StatusNet Inc. recebeu um investimento na casa do US$ 1 milhão. Agora, em beta público, é hora de mostrar serviço.

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários