Meio Bit » Arquivos » Internet » Skype: saem Java e Windows Mobile, entra Symbian

Skype: saem Java e Windows Mobile, entra Symbian

03/03/2010 às 18:57

No final do mês passado, o Skype anunciou mudanças na sua linha de programas para dispositivos móveis. De uma vez só, Skype Lite e Skype for Windows Mobile foram descontinuados. A justificativa? “Nenhum desses apps oferecia uma grande experiência no Skype”.

Indo mais a fundo nas motivações, no caso do Skype Lite, a versão para celulares que rodam Java, era oferecida em poucos países, onde os custos da ligação via VoIP eram atrelados ao plano de minutos para conversas convencionais do usuário, o que tornava ligações Skype-para-Skype pagas, quando num cenário ideal, elas devem ser gratuitas. Já o caso da versão para WinMo é dificuldade na manutenção, agravada pela multiplicidade de dispositivos e falta de operadoras móveis parceiras.

Quem já os tinha instalados em seus aparelhos, não perderá os apps. Já que os quer agora, ficará querendo, pois as páginsa e links para download foram removidos.

Uns indo, outros chegando. Hoje, foi anunciado, também no blog oficial, o Skype para Symbian. Da noite para o dia, cerca de 200 milhões de smartphones Nokia que rodam Symbian^1, a versão mais atual do sistema, passam a poder contar com o programa de bate-papo por VoIP. Confira o vídeo:

O Skype para Symbian é bastante completo, permite chamadas via VoIP através de 3G ou WiFi, bate-papo por texto, envio de SMS e de arquivos. Também apresenta integração com a agenda nativa do Symbian.

O app para Symbian, que é gratuito, está disponível na Ovi Store e no site do Skype.

relacionados


Comentários