Meio Bit » Arquivo » Internet » Internet supera jornais de papel como meio informativo

Internet supera jornais de papel como meio informativo

14 anos atrás

Os dados são referentes aos EUA, mas como quase tudo na área de tecnologia, a realidade americana, hoje, é muito provavelmente a nossa, amanhã. Segundo o Pew Internet and American Life Project, a Internet já superou os jornais (de papel) como forma de obter notícias. Isso a coloca como o terceiro meio de notícias mais popular do país, atrás apenas das estações de TV locais e nacionais.

Os principais motivadores dessa mudança de comportamento são os métodos não-tradicionais de consumo de notícias, especialmente as redes sociais, e a agilidade da rede. 33% leem notícias através do celular (forte tendência detectada). 37% dos que disseram ler notícias na web também colaboram na divulgação delas, através de e-mails e links/comentários em redes sociais. 75% do mesmo grupo são gratos àqueles que acrescentam comentários ao conteúdo original e ajudam a disseminá-lo.

Apesar da supremacia da TV como principal fonte de notícias, 59% dos entrevistados admitiram que recebem conteúdo do tipo através de meios offline e online, o que talvez signifique que uma transição maior ainda esteja em curso.

reading-the-newspaper-20100301

É importante notar que, embora a indústria do papel esteja em declínio, isso não quer dizer que os grandes e tradicionais jornais, como The New York Times e USA Today, caminham para o mesmo destino. As versões online deles são responsáveis por boa parte das visitas de quem se informa pela web. Em outras palavras, muda a plataforma, mas os players continuam os mesmos, ainda que com competidores de todos os tamanhos a um clique de distância.

Dizer que o modelo tradicional de jornalismo cairá em detrimento de blogs e redes sociais chega a ser heresia. No entanto, é fácil prever que ele evoluirá, embasado pela web. Outras questões, como cobrar por conteúdo, ainda clamam por uma solução coerente, mas por ora, já podemos dizer, sem dúvidas, que a informação passa pela web.

Fonte: Ars Technica.

relacionados


Comentários