Meio Bit » Arquivo » Segurança » Hackers chineses tornam realidade a piada do vírus por… — digo Filipino

Hackers chineses tornam realidade a piada do vírus por… — digo Filipino

Uma velha e besta piada se torna realidade. Hackers chineses estão enviando vírus pelo correio e o usuário é quem tem que instalar.

6 anos atrás

pkxib81

Muitos anos atrás surgiu uma piada zoando nossos velhos desafetos, as Filipinas. Era a época em que os primeiros vírus de computador criados para a internet apareceram, e a piada tratava do Vírus Filipino, e e era mais ou menos assim:

De: [email protected]
Para: [email protected]

Olá, amigo internauta!

Sou um vírus filipino que enviará seu computador para a Casa do Chapéu.

Bem, como sou um vírus MANUAL, preciso de sua ajuda. Por favor, vá até o Windows Explorer e apague os arquivos win.ini, command.com e qualquer outro que você ache importante. Agora deverá me reenviar para toda a sua lista de contatos e depois disto, formate seu disco rígido e coloque fogo no seu computador.

Se quisermos superar o vírus "I love you" precisamos cooperar.
Agradeço antecipadamente sua colaboração.

Atenciosamente,

Vírus Filipino

(Nota: nacionalidades foram alteradas para proteger os inocentes, texto semi-original kibado daqui).

A idéia de que o usuário faça sua parte na disseminação dos vírus não deixa de ser boa, um método de engenharia social muito simples e eficiente foi mostrado em Mr Robot, quando pendrives com malware foram deixados no estacionamento de uma empresa que precisava ser invadida. Sempre tem um bucha que pega, bota no bolso e espeta no computador pra ver o que tem dentro.

Agora essa idéia atingiu seu clímax, fundindo-se ao bom e velho vírus filipino. Várias agências governamentais dos EUA, todas de baixa relevância estratégica estão recebendo cartas — isso mesmo, cartas — contendo um texto impresso e um… CD.

ltrandcd

Segundo o Krebs On Security, os textos são blocos de frases aleatórias, com alguns caracteres em mandarim no meio. Os CDs contém arquivos de Word também em mandarim, cheios de macros de VBA om propósitos nefastos.

A graça é que tal qual o vírus… filipino, essas macros exigem um monte de autorizações e confirmações por parte do usuário, incluindo avisos de que coisas terríveis podem acontecer ao computador de quem as executar.

O problema é que como todo bom ataque hacker, miram no elemento mais fraco, o elemento humano. Conheci uma empresa onde um dos analistas de sistema percorreu TODOS os computadores da firma tentando abrir o arquivo minhasfotos.com que uma “amiga de ICQ” mandou para ele.

Ao enviar o texto sem sentido, e o CD no lugar do pendrive os hackers estão otimizando o ataque. É uma forma de garantir que só as pessoas mais leigas, tecnologicamente defasadas e distantes da juventude caiam no golpe. Estelionatários costumam manter seus golpes óbvios justamente para isso, do contrário se alguém com um pouco de bom-senso cair inicialmente tem chances de perceber mais adiante, gastando o tempo do picareta.

Se o golpe for muito óbvio e básico, quem cair de primeira com certeza manterá o anzol firme na boca até o fim.

Até agora — dizem — não funcionou, mas é questão de tempo até um tiozão persistente com cargo de chefia conseguir rodar o tal CD e dar acesso a um hacker chinês, que vai fazer a festa penetrando (ui!) o governo dos EUA por uma porta menos protegida.

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários