Meio Bit » Arquivo » Internet » Samsung mostra Wave, o primeiro bada

Samsung mostra Wave, o primeiro bada

14 anos atrás

Lembram do bada? Trata-se da investida da Samsung no segmento móvel, não em hardware, como já faz há anos, mas sim no software. O bada é (mais) um sistema operacional móvel, com a difícil missão de bater outros grandões da área, como Android, iPhone OS, Symbian, Windows Phone 7 Series e o recém-anunciado MeeGo.

No Mobile World Congress, em Barcelona, a Samsung mostrou o primeiro smartphone movido pelo bada. Trata-se do Wave (S8500), um belíssimo gadget potencializado por processador de 1 GHz e um telão de 3,3” AMOLED com resolução de 800x480. Vem com câmera de 5 MP, 2 ou 8 GB de espaço (expansível via microSD), GPS e o pacote tradicional de conectividade: 3G, WiFi e Bluetooth 3.0 (!). Ah, e ainda roda MP3, WMB, DivX (!!) e XviD (!!!), tudo nativamente.

samsung-wave-bada-20100218

O mais importante, porém, é o bada mesmo. O pessoal do Engadget conseguiu pôr as mãos no Wave, e destacou a boa velocidade e o excesso de bugs da versão testada. Aliás, muitos bugs. O navegador ainda redireciona quase tudo para versões WAP, o gesto de pinça do multitouch dá erro, é preciso sair e entrar de novo num aplicativo para mudar a orientação do teclado (retrato/paisagem) e quando tentaram acessar um site carregado de imagens pesadas, o gerenciador de tarefas abriu e pediu para que algumas coisas fossem fechadas. Uma das unidades testadas travou completamente durante a análise.

Enfim, coisas de um produto preliminar. No papel, o Wave parece bastante completo, e o bada, visualmente falando, é bem bonito (veja o vídeo acima), embora não traga nenhuma inovação aparente – sim, é a cara do iPhone OS. No entanto, como todo produto novo, o sistema operacional ainda carece de ajustes básicos, os quais, esperamos, serão feitos até a liberação do Wave para o grande público.

relacionados


Comentários