Meio Bit » Arquivo » Internet » Quem diria, Efeito Thanos afetou mais Obama do que Trump no Twitter

Quem diria, Efeito Thanos afetou mais Obama do que Trump no Twitter

O Twitter passou o rodo em um monte de bots e seguidores fake. Vários perfis famosos perderam milhares de seguidores, mas nem sempre de acordo com o que a gente imagina. Trump ou Obama, quem tinha mais bots seguindo? Pois é, você errou.

6 anos atrás

av7j0ox_700b

Por ANOS usuários do Twitter vem denunciando esquemas de compras de seguidores, scripts criadores de bots, sites tipo BigFollow e esquemas de follow-back que geraram todo um ecossistema de gente com centenas de milhares de seguidores e zero relevância, zero interação. Isso tudo foi ignorado afinal de contas o que conta pro Twitter é chegar na reunião de acionistas e dizer que possuem 700 quaquilhões de usuários, mas agora a água bateu no fiofó, e começaram a apertar o cerco contra seguidores falsos.

Isso ficou evidenciado nas últimas eleições nos EUA, quando hordas de robôs replicavam fake news sobre ambos os candidatos, inutilizando trending topics e intoxicando a conversação.

Como resultado foi decidido purgar os bots mais evidentes, incluindo gente que nunca tuitou nada, perfis suspeitos sem avatar e outros. Isso reduziu o número de seguidores de muita gente. Quem só dependia de bots, perdeu quase tudo, mas na média os usuários comuns perderam 4 seguidores apenas.

Perfis maiores perderam mais gente, Katy Perry perdeu quase 3 milhões de seguidores.

katy-perry-sex-01

Imagem absolutamente pertinente e nem um pouco gratuita.

O curioso é que as regras do bom-senso nem sempre valem, e alguns perfis questionáveis sofreram bem menos do que perfis tidos como íntegros pelo Tribunal da Internet. Uma pesquisa rápida usando dados do Twittercounter mostrou que quem todo mundo esperava que fosse o campeão de bots automatizados infladores de ego, não era.

Em números absolutos Donald Trump perdeu 329.087 seguidores, já Barack Obama perdeu 2.343.055. Certo que Obama tem muito mais seguidores do que Trump, mas proporcionalmente a coisa ainda ficou bem feia para o ex-presidente.

Obama perdeu 2,26% de seus seguidores pro estalar de dedos do Twitter. Já Trump, só 0,62%. Hillary Clinton perdeu um pouco menos, 0,56%. Aqui a tabelinha?

screenshot-13_07_2018-15_04_57

Dilma Roussef perdeu 1,55% dos seguidores, Aécio Neves só 0,89 mas quando você tem quase 10× menos seguidores que sua adversária, não convém comemorar.

E sim, eu tentei ver a queda de seguidores do Lula e do Ornitomito, mas ambos os perfis estão com erro no Twitter Counter, o número de seguidores aparece com um crescimento linear que é basicamente impossível:

screenshot-13_07_2018-15_27_21

De um modo geral eu diria que todos os perfis acima foram aprovados, mesmo os 2,26% de bots do Obama estão de bom tamanho, em uma rede onde de vez em quando um desocupado roda um script e adiciona 30 mil seguidores para prejudicar um perfil. São tantos bots de todos os lados que é reconfortante ver que na média quem segue essas pessoas são pessoas de verdade.

Fonte: Daily Dot.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários