Meio Bit » Arquivo » Indústria » Os sistemas móveis mais usados nos EUA

Os sistemas móveis mais usados nos EUA

14 anos atrás

A comScore libera, periodicamente, relatórios diversos sobre tecnologia. Alguns dias atrás, a consultoria revelou um sobre o mercado mobile americano, contendo alguns dados relativos a hábitos dos consumidores e empresas líderes no setor.


Foi constatado que, em dezembro de 2009, 234 milhões de pessoas com 13 anos ou mais que vivem nos EUA utilizavam dispositivos móveis. Desse total, a Motorola ficou no topo da lista das mais presentes entre o público americano, com 23,5%. Apesar do bom desempenho, a empresa teve a maior queda entre os listados na pesquisa; em relação a setembro do mesmo ano, a queda foi de 1,4%. Na cola está a coreana LG, com 21,9%, seguida da também coreana Samsung, com 21,2%.


oem-marketshare-mobile-usa-20100212


Mais importante que os dados acima, são os da disputa dos sistemas operacionais móveis. Hoje, Apple e Google travam uma guerra particular; a RIM ainda lidera o segmento com folgas; e a Microsoft, que prepara-se para mostrar ao mundo o Windows Mobile 7, vê seu nicho no mercado encolher mais e mais.


Enfim, RIM continua líder, presente em 41,6% do mercado de smartphones nos EUA. Porém, a exemplo da Motorola no quadro acima, a dona do Blackberry experimentou queda no trimestre pesquisado, de 1%. Na segunda colocação, com uma humilde subida, está a Apple, agora com 25,3% do mercado. A Microsoft aparece em terceiro, com queda de 1%, ficando com 18%. A Palm encolheu bastante, saindo dos 8,3% registrados em setembro, para apenas 6,1% em dezembro. Em último lugar, mas com crescimento superior a 100%, está o Google/Android, que de 2,5% em setembro, saltou para 5,2% em dezembro.


smartphones-usa-20100212


Lembrando que, a exemplo dos primeiros resultados mostrados nos post, esses acima também só consideram usuários americanos com mais de 13 anos.


Ficou curioso para saber o que os americanos mais fazem quando estão com o celular na mão? A maioria (63,1%) manda mensagens para outros telefones, atividade que, no trimestre pesquisado, cresceu 2,1%. A utilização de navegadores vem em segundo lugar, respondendo por 27,5% do uso de conteúdo mobile, e em terceiro, os jogos, com 21,6% do tempo gasto.


mobile-usage-usa-20100212


Fico imaginando quais seriam os resultados de uma pesquisa do tipo no mercado brasileiro. A única certeza é de que os nossos seriam bem diferentes dos auferidos nos EUA – e não de uma boa maneira…


Fonte: Mashable.

relacionados


Comentários