Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter tem apagado quase 40 milhões de contas falsas por mês

Twitter tem apagado quase 40 milhões de contas falsas por mês

O Twitter tem apagado quase 40 contas falsas ou de spammers por mês, em uma tentativa de reduzir a quantidade de lixo diário que circula pela plataforma.

6 anos atrás

Montagem com o passarinho azul da marca do Twitter.

Pode não ser o suficiente, mas ninguém pode acusar o Twitter de não estar tentando impedir a proliferação de contas zumbis falsas em sua plataforma, pelo menos nos últimos meses. Em maio deste ano, foram apagadas mais de 39 milhões de contas falsas por mês, e segundo o Washington Post, o ritmo frenético continuou em junho e julho.

São quase 10 milhões de contas de spam ou bots aniquiladas por semana, mostrando que para o Twitter, não estão importando tanto os números absolutos, e sim a qualidade dos seus usuários. A decisão certamente vai impactar no número de usuários do Twitter no trimestre, e por isso não deve ter agradado em nada aos investidores que tanto valorizam números em detrimento da qualidade.

A quantidade de usuários falsos apagados nos últimos meses é realmente expressiva e significativa, mas o Twitter está sendo cuidadoso, e conta que está analisando outros fatores para identificar conteúdo de bots ou spam, como o número de seguidores que o perfil tem, ou número de likes e RTs dos seus posts.

Vale lembrar que recentemente, o Twitter adquiriu a Smyte, uma empresa especializada em segurança e combate a spam para ajudar em sua missão de limpar a plataforma. Não são só os spammers que estão na mira do Twitter. Tudo bem que a empresa conseguiu escapar de ser processada pelo que radicais e terroristas fazem em sua rede, mas mesmo assim, não é do interesse de ninguém que eles tenham liberdade para isso.

Como usuário veterano da rede social, fico feliz por ver o Twitter tomar uma atitude mais séria contra os usuários falsos, e acredito que essa estratégia seja a mais sensata, já que eles não são apenas inúteis, na maioria das vezes acabam sendo nocivos ao resto da comunidade, seja com comportamentos agressivos ou por se tornarem verdadeiras máquinas de distribuição de spam ou fake news.

É inegável que ainda existem outros problemas com o Twitter, incluindo contas verificadas que fazem abuso e perseguição de outros usuários, entre inúmeros outros problemas que precisam de uma solução urgente, mas é bom ver que pelo menos no front dos usuários falsos e spammers, uma boa batalha parece estar sendo travada (ainda que esta guerra esteja longe de ser vencida).

É bom lembrar que embora os direitos autorais sobre todos os posts publicados no Twitter sejam da empresa, cada usuário é responsável por tudo que disser por lá.

Saiba mais sobre como o Twitter está combatendo o spam e automação maliciosa.

 

Atualização: O CFO do Twitter, Ned Segal, tranquilizou os investidores no seu perfil do Twitter, dizendo que os números do trimestre não serão afetados pela decisão de apagar as contas falsas, já que em sua maioria, elas estavam inativas nos últimos 30 dias, e por isto, não faziam parte da conta para começo de conversa.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários