Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon - câmeras compactas para todos os gostos

Canon - câmeras compactas para todos os gostos

14 anos atrás

Começo de ano e mercado agitado no mundo da fotografia. Todo mundo se preparando para PMA2010 onde a indústria fotográfica vai mostrar suas principais novidades para o resto do ano. Claro que todos querem dominar uma fatia maior do mercado e tentam colocar inovações em seus produtos, mas no campo das compactas essas inovações se resumem, geralmente, a cores, visores LCD maiores e design. A Canon anunciou 04 novas compactas essa semana que seguem essa linha. Vejam abaixo um pouco de cada uma.

A Powershot SX210 IS é uma câmera muito simpática. Corpo de metal com os cantos arredondados e muito fina para uma câmera ultrazoom. Ela vem equipada com um sensor CCD de 14 megapixels de resolução máxima e uma lente com 14x de zoom ótico. Seguindo uma tendência muito positiva nessas câmeras intermediárias, a lente começa em uma grande angular de 28mm e se estende até uma teleobjetiva de 392mm. Alguns anos atrás seria impensável uma câmera tão pequena com um zoom tão grande. Sinceramente, estou louco para brincar com uma dessas compactas com grande distância focal. As câmeras DSLR possuem uma pegada mais confortável e muito mais estável para lidar com grandes distâncias focais sem tremer a foto. Mesmo com o estabilizador de imagem essa deve ser uma questão preocupante nesse tipo de equipamento. Completando as características do equipamento, temos a já obrigatória filmagem em alta definição com 1280 x 720 pixels com 30 fotogramas por segundo. Outras funcionalidades incluem o monitor LCD de 3 polegadas, processador DGIC IV, controles manuais e de prioridade de abertura e velocidade, vários modos automáticos de cena e estabilizador de imagem que garante, segundo a Canon, até 04 f/stops a menos. Um aspecto negativo é o diafragma com pouca abertura, ficando em f/3.1-5.9 (tudo bem, sou chato mesmo, poderia ser um f/2,8 em wide).

Powershot SX210 IS

Já a Powershot SD3500 mostra como grande atrativo para o público o visor LCD de 3,5 polegadas touchscreen com 460.000 pixels de resolução. Todas as operações da câmera são realizadas pelo toque nesse visor. A câmera é feita de metal, com cantos arredondados e vai ser comercializada em 04 cores diferentes. O sensor CCD possui uma resolução máxima de 14 megapixels e a lente é uma genuína grande angular com 24mm em wide e 125mm em tele. Aqui também encontramos o estabilizador de imagem e uma generosa abertura de diafragma variando entre f/2.8-5.9. Embora não tenha modo manual e nem de prioridades, a câmera entrega para o usuário 19 modos pré-programados de cena. Fora isso, temos a gravação de vídeo de alta definição com 1280x720 pixels com 30 fotogramas por segundo e o Touch Autofocus, recurso bacana onde a câmera faz o foco no local do LCD que você tocar na hora da visualização da cena.

Powershot SD3500

 

Por fim, temos duas câmeras mais simples que devem se tornar as mais baratas da linha SD. Temos aqui as Powershot SD 1400IS e SD 1300IS. São câmeras pequenas e seguem o mesmo design dos dois outros lançamentos. Corpo de metal e cantos arredondados. A SD 1300IS é equipada com um sensor CCD de 12 megapixels enquanto a SD 1400IS possui 14 megapixels de resolução máxima. As duas câmeras são muito parecidas em quase todas as suas especificações. O que difere aqui, além da resolução do CCD, é que a SD1400IS pode fazer vídeos em alta definição com 1280 x 720 pixels e 30 fotogramas por segundo. Já a SD1300IS só pode gravar vídeos em padrão VGA. As duas são equipadas com monitor LCD de 2,7 polegadas, processador DIGIC IV e vários modos pré-programados de cena.

Infelizmente, os anúncios oficiais não traziam nada sobre preços ou datas de lançamento. Mas, se seguirem as datas que outros fabricantes estão estipulando, as novas câmeras devem chegar ao consumidor entre março e abril de 2010.

relacionados


Comentários