Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple comemora 10 anos da App Store e seus números impressionantes

Apple comemora 10 anos da App Store e seus números impressionantes

A Apple está comemorando 10 anos da App Store, que tem números bem impressionantes, como US$ 100 bilhões pagos a desenvolvedores até junho desse ano.

6 anos atrás

Ilustração da Apple mostra iPhone com aplicativos animados para comemorar os 10 anos da App Store.

A Apple está comemorando esse mês 10 anos do lançamento da App Store, que acabou se tornando um marco na história dos aparelhos mobile, e também um imenso sucesso de vendas e de adoção por parte de desenvolvedores, levando Google a recomeçar seu projeto de smartphone concorrente do zero.

Eu fui um dos early adopters que comprou o iPhone na primeira leva, e apesar de adorar o sistema desde o primeiro dia, sofri com a falta de aplicativos oficiais para o aparelho. Apesar dos toscos web apps terem sido apresentados por Steve Jobs no lançamento do iPhone há 11 anos atrás, o iPhone só foi dar certo mesmo com a chegada da App Store.

Se no primeiro ano o iPhone só rodava jogos e apps de forma alternativa, a partir de 10 de julho de 2008, a coisa mudou completamente de figura, embora não tenha sido do dia pra noite. Com o tempo a Apple conseguiu construir um imenso ecossistema de aplicativos dos mais variados tipos e preços para o iPhone, e depois também para o iPad.

Claro que no Brasil o iPhone sempre custou e ainda custa bem caro, tanto que seus concorrentes lideram o mercado, mas é impressionante a quantidade de iPhones que a Apple vende todos os anos nos Estados Unidos e em outros países, e também o número de downloads da App Store.

Devem-se aos apps a imensa popularidade do iPhone hoje em dia, mas os desenvolvedores estão ganhando muito bem pelo seu trabalho. Depois que a Apple permitiu as compras dentro de aplicativos, vários devs passaram a se dedicar exclusivamente ao mercado mobile, e a plataforma foi crescendo como uma bola de neve.

Não é exagero, e segundo a Apple, até junho de 2018, os desenvolvedores ganharam mais de US$ 100 bilhões da App Store. Tudo bem que pode até ser que a maior parte da receita vá para poucos desenvolvedores, mas a possibilidade de sucesso está lá para todos.

Nas palavras de Phil Schiller, VP global de marketing da Apple:

“Na sua primeira década, a App Store ultrapassou mesmo as nossas expectativas mais selvagens — desde os aplicativos inovadores que os desenvolvedores sonharam, até a forma com a qual os clientes fizeram dos apps parte do seu dia a dia — e isso é só o começo. Nós não poderíamos estar mais orgulhosos do que os desenvolvedores criaram e o que os próximos 10 anos nos reservam.”

Apesar de não ter um iPhone ou iPad hoje, sempre fui um entusiasta da App Store, tanto que cheguei a ter um blog exclusivamente dedicado aos lançamentos para iOS (antes mesmo do sistema ganhar o seu nome), por isso aproveito para desejar sucesso a lojinha do iOS e seus devs na sua próxima década.

Para comemorar o aniversário da App Store, a Apple fez um relatório dos últimos 10 anos no seu site com um monte de informações sobre a loja, além do depoimento de vários devs e especialistas.

10 anos são um tempo grande, quase uma eternidade no mundo da tecnologia, mas por mais incrível e paradoxal que pareça, também passam bem rápido. Olhar para trás também pode ser muito bom para entender melhor o futuro.

relacionados


Comentários