Meio Bit » Arquivo » Internet » Google Buzz transforma Gmail em rede social

Google Buzz transforma Gmail em rede social

14 anos atrás

Havia um burburinho sobre uma possível novidade vinda dos confins do Google, focada em social media e com destino no Gmail. Ontem à tarde (horário de Brasília), as especulações tomaram forma, e foi anunciado o Google Buzz, uma iniciativa bem grandiosa da empresa numa área na qual, até agora, ela falhou, mundialmente falando – o orkut só vingou por aqui mesmo…

Comparar o Buzz com o orkut é um erro. Se é para equipará-lo a algo que já existe, esse algo é o FriendFeed, rede de lifestreaming curiosamente fundada por ex-funcionários do Google que trabalharam no Gmail. A finalidade do Buzz é compartilhamento. Embutido no Gmail, ele aparece como um link extra no menu lateral, abaixo da Inbox, e integra-se totalmente com o cliente, que possibilita comentários e atualizações diretamente da caixa de entrada.

1444417344-GoogleBuzzLogo68

A configuração do Buzz é automática. Ela “colhe” os contatos com os quais o usuário tem mais afinidade, e cria uma lista deles. Essa, por sua vez, é configurável, e o próprio sistema se encarrega de sugerir novas amizades. A exemplo do que acontece com o FriendFeed, o Buzz também aceita “links” de outras redes sociais. No produto do Google, o leque de opções ainda é limitado: Picasa, YouTube, Flickr e Twitter. APIs de escrita/leitura estão sendo providenciadas, e em breve farão a alegria dos desenvolvedores.

Um aspecto importante e que promete abalar o reinado do foursquare é a vertente móvel do Google Buzz. Com versão mobile, suporte a geolocalização e integração com a nova versão do Maps para dispositivos móveis, o Google Buzz no universo mobile promete ser revolucionário, abrindo de maneira ainda mais abrangente a interação entre pessoas em movimento e locais badalados de grandes centros.

A concorrência comentou a novidade vinda de Mountain View. De Microsoft a Yahoo!, até mesmo Paul Buchheit, criador do Gmail e co-fundador do FriendFeed, deu seu pitaco: “isso parece vagamente familiar…”. A Microsoft questionou se (mais) uma rede social, e ainda por cima atrelada ao e-mail, será bem recebida por “pessoas ocupadas”, e ressaltou que recurso semelhante e menos intrusivo está disponível no Hotmail/Windows Live desde 2008 – o que, goste ou não, é verdade. Já a Yahoo!, que possui um produto homônimo parecido com o Digg, ressaltou num e-mail que o Yahoo! Updates, a tentativa de rede social, possibilita algo parecido, e com bem mais sites e redes sociais que a concorrência.

Desses comentários, nota-se algo interessante: os competidos do Google já têm seus próprios serviços a la Buzz, mas eles são desconhecidos do grande público. Essa ânsia em dizer que “epa, isso não é novidade” denota certo descaso no que toca a promover de maneira eficiente essa parcela social e muitíssimo interessante das redes sociais. Precisou um novo player de peso entrar na arena para que providências fossem tomadas.

O Google Buzz, felizmente, dispensa convites. Imediatamente após o anúncio de ontem, o recurso começou a ser liberado nas contas do Gmail, gradativamente. Na minha ainda não apareceu ( 🙁 ), mas não deve demorar muito para que todos tenhamos o novo ícone do balãozinho colorido disponível.

relacionados


Comentários