Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook registra patente que liga microfone de smartphones, mas jura que não vai usar

Facebook registra patente que liga microfone de smartphones, mas jura que não vai usar

Facebook garante patente que descreve método para ligar o microfone de dispositivos móveis e gravar o som ambiente para retornar anúncios, mas segundo a empresa a intenção é não usa-la de fato...

6 anos atrás

Cerca de um ano atrás, o Facebook foi acusado de utilizar o microfone dos smartphones dos usuários da rede social para ouvir o ambiente o tempo todo, de modo a coletar dados de conversas para exibir anúncios direcionados. A empresa nega fazê-lo até hoje, mas isso não a impediu de tentar fazer dinheiro com o método.

Uma patente (cuidado, PDF) registrada pela companhia de Mark Zuckerberg, garantida no dia 14 de junho descreve um processo que liga o microfone de smartphones para gravar os sons ao seu redor, baseando-se em um sinal de alta frequência específico, que venha a ser emitido por exemplo por anúncios de televisão.

No entanto a ativação não se limitaria a esse único fator, a patente menciona que o simples fato de aproximar um dispositivo móvel de uma fonte de transmissão como uma TV, um rádio ou coisa que o valha já é o suficiente para disparar o recurso.

Em tese, a tecnologia patenteada pelo Facebook pode analisar sua reação a uma determinada campanha publicitária, de modo a retornar anúncios direcionados de forma mais eficiente. Há tempos a plataforma é acusada de fazê-lo de forma unilateral, sem consultar os usuários e agora, de acordo com a patente ela teria os meios de fazê-lo de fato. Só que segundo o vice-presidente e conselheiro Allen Lo, a intenção é não usar o recurso.

Em entrevista ao site Mashable, o executivo garantiu a patente “nunca será utilizada em nenhum de nossos produtos (do Facebook)”, e diz que ela foi registrada de modo a “prevenir agressões de outras companhias”, sendo mais um escudo contra as famigeradas patent trolls. Lo afirma que tais novas ideias “tendem a se concentrar em tecnologias futuristas basicamente especulativas, que podem ser comercializadas por outros”.

Ainda que o Facebook alegue não ter a intenção de usar ela mesma a patente, a empresa poderia muito bem licenciar o método para outras companhias e convenhamos, a empresa é dada a mudar de ideia muito frequentemente. Logo, as chances dos vários produtos da plataforma passarem a ouvir os arredores num futuro próximo não são zero.

Com informações: Metro, ExtremeTech.

relacionados


Comentários