Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Tecnologias Curiosas: escavadora a vácuo

Tecnologias Curiosas: escavadora a vácuo

Como se faz um buraco sem usar uma broca ou algo semelhante? Uma empresa alemã resolveu isso com um… aspirador gigante.

6 anos atrás

vacuum-excavation1

Uma das partes mais legais da tecnologia é que ela está sempre avançando, pouquíssimas vezes algo chega a seu ápice em termos de design. Facas por exemplo não há muito mais onde melhorá-las em termos de design e funcionalidade. Outras tecnologias surgem e revolucionam suas áreas, principalmente em nichos, e um ótimo exemplo de nicho, é um buraco.

Existem diversas formas de cavar um buraco, você pode usar pás escavadeiras, picaretas, estagiários, explosivos, estagiários explosivos, e todos esses métodos têm prós e contras. Buracos em áreas urbanas por exemplo são de difícil acesso para máquinas grandes, e moradores costumam reclamar de explosões em suas calçadas. O resultado é que acaba-se apelando pra mão de obra manual (essa construção está certa?).

Demora bastante mas é melhor do que meter uma escavadora em uma linha de gás, energia ou internet, coisa que acontece com regular frequência. A alternativa só surgiu na década de 90, cortesia da empresa alemã RSP (se fosse canadense seria RSVP). Eles desenvolveram a tecnologia que resultou neste bicho aqui:

caminhaodomal

É uma escavadora a vácuo, e o funcionamento é bem simples. É basicamente um imenso aspirador de pó, capaz de criar uma pressão negativa de 0,3 atmosfera, isso faz com que o material seja sugado a quase 400 km/h.

Claro que não funciona com solo rochoso, ele é feito para terrenos com pedras pequenas, barro, terra. Exatamente o terreno que encontramos em áreas urbanas.

Um operador direciona o bocal de sucção, enquanto outro usa um desbastador soprando ar em alta pressão. Veja que beleza:


Tech Insider — Huge vacuum excavates around power lines

Existem modelos menores, que cabem em uma picape, usados em obras mais delicadas:


McLaughlin Underground — Practice "Safe Digging" Vermeer VX50-500 Vacuum Excavator by McLaughlin for utility excavation

Em média a escavadora a vácuo é 10 vezes mais rápida do que uma equipe com pás e picaretas.

E se você achou essa máquina fascinante, veja esta, projetada para transplantar árvores:


Hina Khan — How To Plant a Tree By machine

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários