Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM (primeiras impressões)

Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM (primeiras impressões)

14 anos atrás

Não há duvidas de que, dentro da fotografia, as câmeras com melhor qualidade de imagem são as DSLR. Isso se explica por vários fatos que vão do tamanho do sensor e, conseqüentemente dos pixels, e a qualidade das lentes empregadas. Porém, na escala evolutiva do fotógrafo, os investimentos são bem mais altos do que os realizados em uma compacta avançada. Mas, inevitavelmente somos atraídos para esse mundo de qualidade e, embora fiquemos maravilhados com as novas possibilidades que o equipamento possibilita, uma coisa frustra a maioria dos marinheiros de primeira viagem: o poder limitado de zoom das lentes que acompanham as DSLR mais baratas.

Uma lente 18-55mm é realmente básica e vai lhe propiciar os primeiros passos dentro desse mundo da fotografia. Inevitavelmente queremos mais zoom. Isso vai se realizar na compra de outras lentes, que serão mais caras, maiores e mais pesadas. Porém, com o tempo, começamos a perceber que carregar uma bolsa gigante com várias lentes e acessórios não é o mais confortável e passamos a procurar outras possibilidades. Procurando por essa possibilidade de meio termo acabei chegando na Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM.

Que fique bem claro que essa não é uma lente nova. Ela já está no mercado há alguns anos e geralmente é vendida como a lente do kit para as câmeras intermediárias da Canon. Levando em conta o fator de corte, a lente se comporta como uma 42-202mm. Embora a grande angular seja muito prejudicada, temos uma boa meia teleobjetiva. Se o objetivo principal do equipamento não for fotografar cenas amplas, ela se torna uma boa opção de lente fixa para seu equipamento.

Assim que você pega a lente já sente a diferença no peso e no tamanho. É uma lente que da um patamar novo para sua câmera, deixando ela bem maior. Acoplando o parassol temos a impressão de estar de frente a um verdadeiro equipamento profissional (nessa profissão a aparência também é importante). O zoom manual é macio e o foco é silencioso graças ao Ultrasonic Motor (USM). Tive total compatibilidade tanto com as câmeras analógicas quanto com as digitais.

Mas, o que pesa na hora da escolha é a relação custo benefício. A EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM apresenta uma boa distância focal, sistema de focagem interno (a boca da objetiva não gira ao fazer o foco), nitidez razoável, sistema de estabilização de imagem e possibilidade de foco manual e automático. Uma característica que adorei é a capacidade da lente de fazer o foco automático mesmo em situações com pouca iluminação. Essa é uma característica que faz da lente uma das mais usadas por fotógrafos de casamento e eventos. Estabilização de imagem também é um atrativo a mais, fazendo com que velocidades mais baixas de obturador possam ser usadas em situações de baixa iluminação.

Do ponto de vista da usabilidade, ela é uma lente confortável. O peso de 540 gramas deixa a câmera com mais estabilidade na hora de fazer a foto. Se a câmera tiver o porte de uma EOS 50D esse equilíbrio se mostra melhor ainda. Mas, como todo equipamento fotográfico, sempre temos que ter em mente o objetivo para o qual ela foi comprada. No meu caso, fazer fotos de book e eventos. Nessa situação ela se mostra perfeita e séria candidata a ficar permanentemente acoplada à câmera.

A Canon EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM pode ser encontrada por um preço médio de R$ 1.560,00.

relacionados


Comentários