Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Olympus SP800UZ - o maior zoom do mercado

Olympus SP800UZ - o maior zoom do mercado

14 anos atrás

Ao que parece, a Fuji ficou pouco tempo com o posto de possuir a câmera com o maior zoom ótico do mercado. A Olympus acaba de anunciar duas novas câmeras dentro dessa categoria. A primeira é a SP600UZ com 15x de zoom ótico (equivalente a uma 28-420mm) e com 12 megapixels de resolução máxima. A outra é a SP800UZ que apresenta 30x de zoom ótico (equivalente a uma 28-840mm) e com 14,7 megapixels de resolução máxima. Óbvio que são contas relativas, pois tanto a câmera da Olympus quanto a Finepix HS10 possuem 30x de zoom ótico, mas as distâncias focais são diferentes.

A SP800UZ apresenta uma lente contendo 3 elementos de cristal ED e um elemento de cristal asférico. Temos que dar crédito também para a abertura de diafragma compreendida entre f/2.8-5.6 e a distância mínima de foco de 10 cm em wide e de 1,8m em tele. Diferente da Fuji, a Olympus trabalha com um duplo sistema de estabilização de imagem, sendo que um deles é mecânico e o outro digital. Mas, não se enganem, pois o estabilizador de imagem ajuda, porém nenhum deles faz milagre. Segurar uma câmera com distância focal de 800mm sem tremer eu diria que é quase impossível (mas nada que um tripé não resolva). No geral, fora a distância focal, a câmera não apresenta muitas novidades. Ainda temos a obrigatória gravação de vídeo em alta definição com 720 pixels a 30 fotogramas por segundo, memória interna de 2GB, bateria recarregável de Lithium-Ion, visor LCD de 3 polegadas, modo manual completo e vários modos de cena pré-programados.

Sinceramente, ainda não encontrei uma ultrazoom na Olympus com uma boa qualidade de imagem. O sensor minúsculo e os diversos elementos óticos da lente, deixam a imagem com pouca nitidez e alguma aberração cromática. O pior é não poder usar um ISO acima de 400 por conta do ruído exagerado que encontramos na imagem. Eu trocaria tranquilamente metade dessa distância focal por um sensor maior e melhor. Outra coisa que me desaponta muito nas câmeras da Olympus é o design. A câmera é muito feia. A Olympus, assim como a Nikon, é uma ótima fabricante de câmeras DSLR, mas ainda tem que melhorar muito na área das compactas.

A Olympus SP800UZ deve chegar ao mercado em março ao preço de £369.99.

 

olympus SP-800UZ

 

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários